opiniao-marco-aurelioA Diretoria do Sintratel chama todos os trabalhadores a começarem já, junto com o Sindicato, a mobilização da Campanha Salarial deste ano. A ideia é antecipar a luta para chegar à data-base, que é 1º de janeiro, e às negociações da Campanha, com força para pressionar os patrões do setor e alcançar novas conquistas, melhorias nas atuais e um reajuste salarial que reponha a inflação e traga aumento real.

Começar já a Campanha significa unir os trabalhadores nos locais de trabalho. Reuniões e conversas sobre as condições de trabalho e salariais são necessárias para que todos entendam as necessidades da categoria. A demonstração de disposição de ir à luta vem em seguida, com a realização de assembleias, protestos e participação massiva nas atividades convocadas pelo Sindicato. Quanto antes esse processo começar, melhor. Haverá mais tempo para mobilizar a todos, obter força e, com isso, conquistar mais.

Todos sabem a importância da Campanha Salarial. Ao longo dos 22 anos de história do Sintratel, muitas melhorias foram conquistadas para a categoria. A mobilização dos trabalhadores e a existência de um Sindicato atuante, representativo e com competência negocial garantiram conquistas históricas nas Campanhas. Entre elas podemos destacar o Vale Refeição, o Auxílio Creche e a jornada de trabalho de 36 horas semanais, que agora está consolidada com a ratificação do Tribunal Superior do Trabalho. A cada ano, valorização e melhorias são acrescentadas a essas conquistas. E certamente com disposição, união, luta e participação vamos chegar a valores que satisfaçam a todos e a novos direitos.

A aprovação do Anexo II da NR 17 não foi propriamente uma conquista das Campanhas Salariais. Mas foi graças à força acumulada nas Campanhas que o Sintratel conseguiu ser protagonista da construção dessa legislação específica para os trabalhadores em Telemarketing. Os dirigentes do Sindicato conversaram com inúmeros parlamentares, escreveram o textos com suas assessorias e fizeram a pressão necessária, junto com a categoría, para que fosse aprovado. O texto do Anexo regula questões como mobiliário e equipamento no posto de trabalho, condições ambientais, organização no trabalho e capacitação dos trabalhadores.
O Sindicato conta com a parceria, a confiança e a participação de todos a Campanha Salarial 2015.

Autor: Marco Aurélio Coelho de Oliveira - Presidente do Sintratel