Domingo, Out 22nd

Last updateQui, 19 Out 2017 4pm

Barrar a investigação de Temer mostrou unidade patronal para roubar direitos dos trabalhadores

michel-temerOs deputados empresários e aqueles que representam empresários e seus partidos (PSDB, PMDB, DEM, PSC, PSD, PTB, PP, PRB, Solidariedade, entre outros) riram na cara dos trabalhadores no dia 2 de agosto. Eles impediram a investigação da denúncia por corrupção passiva, vinda do Ministério Público Federal, contra Michel Temer, mesmo com as pesquisas indicando que mais de 80% dos brasileiros queriam a abertura do processo.

Com esse ato mostraram unidade entre eles para aprovar os projetos encabeçados por Temer, que roubam os direitos da classe trabalhadora, como a reforma trabalhista, que mudou completamente a CLT para favorecer as empresas, que agora terão maior liberdade a amparo da lei para explorar ainda mais seus empregados.

ForaTmerAprovar essa reforma e livrar Temer foram atos que serão lembrados como dois dos maiores absurdos da vida política brasileira. Vão marcar um momento histórico em que o capital (empresas, empresários e os políticos que os representam) acabou com os direitos conquistados pelos trabalhadores em um século de lutas e resistência, retrocedendo as relações entre capital e trabalho (empregadores e empregados) ao século XIX.

Foram 263 votos de deputados governistas para salvar Michel Temer da investigação. Temer foi denunciado como sendo beneficiário dos recursos dados pela JBS ao ex-deputado e ex-assessor especial da Presidência da República, Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR), flagrado recebendo uma mala com R$ 500 mil que, segundo a delação de Joesley Batista, seria uma “mesada” para comprar o silêncio do ex-deputado preso Eduardo Cunha, acertado com Temer.

Compra de votos na cara dura

Para conseguir esse resultado, o governo abriu um balcão de negociação de cargos e emendas dentro do plenário da Câmara em troca de votos para salvar Michel Temer. Durante toda a sessão, ministros e líderes governistas mobilizaram a máquina federal para atender deputados que se comprometessem a rejeitar a acusação. Foram milhões em dinheiro do povo trabalhador usados para comprar deputados para votarem contra o próprio povo.

A operação foi ordenada por Temer e comandada pelo ministro tucano Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), cuja pasta é a responsável pela distribuição de cargos e emendas para a base aliada. Ele foi um dos dez ministros que reassumiram seus mandatos na Câmara para votar a favor do presidente e obter votos no plenário.

A luta tem que continuar e crescer

Após sair livre, Temer disse que todos que querem derrubá-lo estão sendo derrotados. E se sentiu fortalecido para mandar acelerar a reforma da Previdência, que está parada na Câmara desde que as acusações foram feitas contra ele.

Os trabalhadores precisam ampliar a luta com urgência para derrotar a reforma trabalhista na prática e impedir a aprovação da reforma da previdência. Nas Campanhas Salariais, a luta tem de ser implacável para impedir que os Acordos e Convenções Coletivas sejam mudadas e que os diretos sejam rebaixados.

Esse é o nosso desafio e a nossa tarefa!

Grande parte dos deputados que livraram Temer respondem a ações no STF

Mais de 40% dos 263 deputados federais que votaram para livrar o presidente Michel Temer de um eventual julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) respondem a inquéritos ou são réus em ações penais em andamento na Corte. O levantamento foi realizado pelo UOL, com base na pesquisa sobre a situação criminal dos parlamentares no Supremo, divulgada na semana passada pelo site "Congresso em Foco".

Veja abaixo a lista dos investigados pró-Temer (em ordem alfabética):

Adalberto Cavalcanti (PTB-PE)

Adilton Sachetti (PSB-MT)

Aelton Freitas (PR-MG)

Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)

Alberto Fraga (DEM-DF)

Alceu Moreira (PMDB-RS)

Alfredo Kaefer (PSL-PR)

Alfredo Nascimento (PR-AM)

Altineu Côrtes (PMDB-RJ)

Andre Moura (PSC-SE)

Aníbal Gomes (PMDB-CE)