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Tivit: Sintratel cobra resposta da empresa PDF Imprimir E-mail

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Em reuni√£o a dire√ß√£o da empresa prometeu responder as reivindica√ß√Ķes dos trabalhadores (as) para, finalmente, por fim aos v√°rios problemas que ocorrem na empresa.


 

 

Passados 21 dias ap√≥s a reuni√£o (ocorrida em 05 de outubro), as quest√Ķes que os trabalhadores(as) aguardam ainda n√£o foram respondidas.


SINTRATEL REAGE!


Diante desse impasse¬† o SINTRATEL n√£o poderia ficar inerte enquanto os problemas persistem. Nosso Departamento Juridico¬† j√° se encontra a disposi√ß√£o da categoria para que os trabalhadores(as) possam recorrer judicialmente contra quest√Ķes que precarizam diariamente nos interiores das centrais de atendimento: Contra a Redu√ß√£o de Beneficios.
Na imagem acima e nas fotos, abaixo, diretores do Sintratel orientam trabalhadores(as) da Tivit sobre seus direitos.
 
PELO AUMENTO O "VALE COXINHA"


O SINTRATEL sabe da necessidade da categoria e entende que a alimentação no setor tem que de ser implementada e ampliada, com URGÊNCIA.
Os operadores(as) não suportam a atual condição estabelecida pelo "vale coxinha". Apesar de estarmos em campanha por melhorias na condição da alimentação, a empresa reduziu ainda mais os beneficios de alguns funcionários para o valor irrisório de R$ 3,00.


QUEM SÃO OS TRABALHADORES DA TIVIT

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Milhares de trabalhadores da ANTIGA Telefutura e Softway, somados ao novo contingente contratado pela TIVIT, empresa do grupo Votorantim.


Apesar da semelhan√ßa com outras empresas, nosso local de trabalho nada tem haver com demais corpora√ß√Ķes.

Nos casos em que ocorreram Transferencia de empresa (Telefutura e Softway para a Tivit), o Sintratel acompanha todos os processos para garantir que os direitos dos trabalhadores(as) sejam respeitados.



A√á√ēES ANTERIORES (FIQUE POR DENTRO)


No dia 23 de setembro, na SRTE (Superintedência Regional de Trabalho e Emprego)
realizou-se Mesa Redonda convocada pelo SINTRATEL com a presença de representantes
da empresa Tivit e sindicato dos banc√°rios (processo 46219.025950/2009-39 SRTE). (Foto em destaque, acima).
Nessa reuni√£o foi ratificado o Sintratel como √ļnico e leg√≠timo representante dos Trabalhadores(as) em Telemarketing. N√£o percebemos qualquer manifesta√ß√£o reinvidicat√≥ria de sindicatos estranhos a nossa categoria em prol dos trabalhadores(as).

 
A Tivit questionou sobre a truculenta manifesta√ß√£o e atos de viol√™ncia f√≠sica praticados contra os trabalhadores(as) em telemarketing na campanha salarial dos banc√°rios. A empresa reafirmou, em nome de seu diretor de RH, Marcelo Guerreiro, a representatividade e enquadramento sindical, os in√ļmeros Acordos e Conven√ß√Ķes Coletivas celebradas entre as partes, n√£o existindo qualquer d√ļvida sobre a legitimidade do Sintratel.


REIVINDICA√á√ēES DOS TRABALHADORES DA TIVIT ENCAMINHADAS PELO SINTRATEL

 

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* Não desconto do dia parado: abonar o dia 28/09/09 devido a falta de segurança a integridade física ao adentrar no local de trabalho;

* Vale transporte: direito ao VT para o trajeto completo de ida e vinda nos termos da CLT e com direito ao recastramento de vale transporte.

* Melhor alimenta√ß√£o para todos: O SINTRATEL defende a amplia√ß√£o dos benef√≠cios adquiridos pela categoria. Funcion√°rios que cumprem hor√°rio de nomenclatura 7.12 recebem valor de alimenta√ß√£o de R$ 7,00. Os demais que cumprem a jornada de 06 horas di√°rias recebem o valor nominal de R$ 3,00. Por se tratar de um beneficio que visa a qualidade de vida da categoria, N√ÉO PODE HAVER REDU√á√ÉO, ao contrario, periodicamente deve ser melhorado. Todos (as) devem receber um valor condizente com a realidade do setor e sem redu√ß√£o pois, √© ilegal e compromete a sa√ļde e o bem estar da categoria. Uma vez oferecido deve ser mantido e ainda devemos pleitear a equidade para todos que trabalham na Tivit.

* Fim do Paradgima Salarial: A diferen√ßa salarial ocorre dentro do site Santander e com os funcion√°rios transferidos do produto Telef√īnica para a opera√ß√£o AON, onde funcion√°rios logados no mesmo atendimento recebem sal√°rios inferiores √†queles com renumeraa√ß√£o de R$ 748,00.

* Acesso a Intranet: Os funcionários do site Santander não tem acesso ao Intranet Tivit, não tendo como acompanhar a consulta do contracheque de pagamento (holerite), faltas indevidas e demais itens. A questão deve ser regularizada com urgência.

* Sistema de Ponto: A empresa deve garantir aos trabalhadores (as) acesso a folha de ponto antes do envio ao RH.

* Aviso de Férias: A empresa deve respeitar o prazo e informar devidamente os trabalhadores (as).

* Erro na folha de pagamento: A empresa continua processando erros na folha de pagamento e os devidos reembolsos n√£o est√£o sendo cumpridos em 05 dias √ļteis conforme CCT 2009/2010. Trabalhadores (as) alegam que o RH e supervisores recusam a protocolar as cartas de reembolso.

* Controle excessivo no uso do banheiro: O SINTRATEL sempre defendeu o anexo II da NR 17 que pro√≠be o controle da ida ao banheiro. Segundo trabalhadores (as) somente s√£o disponibilizados em sistema dois breaks : pausa 8 ( pessoal) e pausa 10 ( pausa NR 17). Quando os trabalhadores (as) utilizam a pausa 8 para irem ao toalete, o sistema do supervisor ‚Äú altera‚ÄĚ a pausa para pausa 10. Os mesmos trabalhadores (as) s√£o constantemente proibidos de utilizarem o banheiro.

* Comiss√£o: O SINTRATEL defende o comissionamento das vendas com pagamento integral sem descontos de qualquer natureza. A empresa n√£o esta impedida de oferecer premia√ß√Ķes ou bonifica√ß√Ķes extras desde que mantenha o comissionamento.

Assedio Moral: Trabalhadores (as) denunciam que os casos de Assédio Moral continuam praticados dentro da empresa. O Sintratel é contra qualquer forma de violencia praticada dentra das Centrais de Atendimento. Faça a sua parte: Denuncie

BANCOS NÃO CUMPREM A NR 17

Um grande exemplo de descaso ocorre dentro da Central de Atendimento do Bradesco, que n√£o cumpre o anexo II da NR 17 e ainda n√£o percebemos qualquer manifesta√ß√£o reinvidicat√≥ria desses sindicatos estranhos a categoria, em prol dos trabalhadores(as), na Central Santa Cecilia, que por in√ļmeras oportunidades procuram orienta√ß√Ķes no Sintratel.
A mesma questão ocorre dentro da Central de Atendimento do Banco Real. Trabalhadores (as) do Unibanco estão indignados por realizarem serviços aos clientes do Itau, e sofrem os mesmos problemas de paradigma salarial e assédio moral.

 
 
(Texto de José Bergamini - Publicado do "Voz Ativa", outubro 2009 - Especial Tivit - Adaptação para o site, Suzana Camargo).


 


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