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Tivit: Sintratel cobra resposta da empresa PDF Imprimir E-mail

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Em reunião a direção da empresa prometeu responder as reivindicações dos trabalhadores (as) para, finalmente, por fim aos vários problemas que ocorrem na empresa.


 

 

Passados 21 dias após a reunião (ocorrida em 05 de outubro), as questões que os trabalhadores(as) aguardam ainda não foram respondidas.


SINTRATEL REAGE!


Diante desse impasse  o SINTRATEL não poderia ficar inerte enquanto os problemas persistem. Nosso Departamento Juridico  já se encontra a disposição da categoria para que os trabalhadores(as) possam recorrer judicialmente contra questões que precarizam diariamente nos interiores das centrais de atendimento: Contra a Redução de Beneficios.
Na imagem acima e nas fotos, abaixo, diretores do Sintratel orientam trabalhadores(as) da Tivit sobre seus direitos.
 
PELO AUMENTO O "VALE COXINHA"


O SINTRATEL sabe da necessidade da categoria e entende que a alimentação no setor tem que de ser implementada e ampliada, com URGÊNCIA.
Os operadores(as) não suportam a atual condição estabelecida pelo "vale coxinha". Apesar de estarmos em campanha por melhorias na condição da alimentação, a empresa reduziu ainda mais os beneficios de alguns funcionários para o valor irrisório de R$ 3,00.


QUEM SÃO OS TRABALHADORES DA TIVIT

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Milhares de trabalhadores da ANTIGA Telefutura e Softway, somados ao novo contingente contratado pela TIVIT, empresa do grupo Votorantim.


Apesar da semelhança com outras empresas, nosso local de trabalho nada tem haver com demais corporações.

Nos casos em que ocorreram Transferencia de empresa (Telefutura e Softway para a Tivit), o Sintratel acompanha todos os processos para garantir que os direitos dos trabalhadores(as) sejam respeitados.



AÇÕES ANTERIORES (FIQUE POR DENTRO)


No dia 23 de setembro, na SRTE (Superintedência Regional de Trabalho e Emprego)
realizou-se Mesa Redonda convocada pelo SINTRATEL com a presença de representantes
da empresa Tivit e sindicato dos bancários (processo 46219.025950/2009-39 SRTE). (Foto em destaque, acima).
Nessa reunião foi ratificado o Sintratel como único e legítimo representante dos Trabalhadores(as) em Telemarketing. Não percebemos qualquer manifestação reinvidicatória de sindicatos estranhos a nossa categoria em prol dos trabalhadores(as).

 
A Tivit questionou sobre a truculenta manifestação e atos de violência física praticados contra os trabalhadores(as) em telemarketing na campanha salarial dos bancários. A empresa reafirmou, em nome de seu diretor de RH, Marcelo Guerreiro, a representatividade e enquadramento sindical, os inúmeros Acordos e Convenções Coletivas celebradas entre as partes, não existindo qualquer dúvida sobre a legitimidade do Sintratel.


REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES DA TIVIT ENCAMINHADAS PELO SINTRATEL

 

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* Não desconto do dia parado: abonar o dia 28/09/09 devido a falta de segurança a integridade física ao adentrar no local de trabalho;

* Vale transporte: direito ao VT para o trajeto completo de ida e vinda nos termos da CLT e com direito ao recastramento de vale transporte.

* Melhor alimentação para todos: O SINTRATEL defende a ampliação dos benefícios adquiridos pela categoria. Funcionários que cumprem horário de nomenclatura 7.12 recebem valor de alimentação de R$ 7,00. Os demais que cumprem a jornada de 06 horas diárias recebem o valor nominal de R$ 3,00. Por se tratar de um beneficio que visa a qualidade de vida da categoria, NÃO PODE HAVER REDUÇÃO, ao contrario, periodicamente deve ser melhorado. Todos (as) devem receber um valor condizente com a realidade do setor e sem redução pois, é ilegal e compromete a saúde e o bem estar da categoria. Uma vez oferecido deve ser mantido e ainda devemos pleitear a equidade para todos que trabalham na Tivit.

* Fim do Paradgima Salarial: A diferença salarial ocorre dentro do site Santander e com os funcionários transferidos do produto Telefônica para a operação AON, onde funcionários logados no mesmo atendimento recebem salários inferiores àqueles com renumeraação de R$ 748,00.

* Acesso a Intranet: Os funcionários do site Santander não tem acesso ao Intranet Tivit, não tendo como acompanhar a consulta do contracheque de pagamento (holerite), faltas indevidas e demais itens. A questão deve ser regularizada com urgência.

* Sistema de Ponto: A empresa deve garantir aos trabalhadores (as) acesso a folha de ponto antes do envio ao RH.

* Aviso de Férias: A empresa deve respeitar o prazo e informar devidamente os trabalhadores (as).

* Erro na folha de pagamento: A empresa continua processando erros na folha de pagamento e os devidos reembolsos não estão sendo cumpridos em 05 dias úteis conforme CCT 2009/2010. Trabalhadores (as) alegam que o RH e supervisores recusam a protocolar as cartas de reembolso.

* Controle excessivo no uso do banheiro: O SINTRATEL sempre defendeu o anexo II da NR 17 que proíbe o controle da ida ao banheiro. Segundo trabalhadores (as) somente são disponibilizados em sistema dois breaks : pausa 8 ( pessoal) e pausa 10 ( pausa NR 17). Quando os trabalhadores (as) utilizam a pausa 8 para irem ao toalete, o sistema do supervisor “ altera” a pausa para pausa 10. Os mesmos trabalhadores (as) são constantemente proibidos de utilizarem o banheiro.

* Comissão: O SINTRATEL defende o comissionamento das vendas com pagamento integral sem descontos de qualquer natureza. A empresa não esta impedida de oferecer premiações ou bonificações extras desde que mantenha o comissionamento.

Assedio Moral: Trabalhadores (as) denunciam que os casos de Assédio Moral continuam praticados dentro da empresa. O Sintratel é contra qualquer forma de violencia praticada dentra das Centrais de Atendimento. Faça a sua parte: Denuncie

BANCOS NÃO CUMPREM A NR 17

Um grande exemplo de descaso ocorre dentro da Central de Atendimento do Bradesco, que não cumpre o anexo II da NR 17 e ainda não percebemos qualquer manifestação reinvidicatória desses sindicatos estranhos a categoria, em prol dos trabalhadores(as), na Central Santa Cecilia, que por inúmeras oportunidades procuram orientações no Sintratel.
A mesma questão ocorre dentro da Central de Atendimento do Banco Real. Trabalhadores (as) do Unibanco estão indignados por realizarem serviços aos clientes do Itau, e sofrem os mesmos problemas de paradigma salarial e assédio moral.

 
 
(Texto de José Bergamini - Publicado do "Voz Ativa", outubro 2009 - Especial Tivit - Adaptação para o site, Suzana Camargo).


 

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