Fala Operador

A empresa em que eu trabalho impõe o uso dos itinerários de transporte que ela escolhe. Por exemplo: tem colega que pega um ônibus e o metrô para ir e voltar do trabalho, porque é mais rápido, mais fácil e muito mais confortável. Mas a empresa impõe que ele use uma linha de ônibus que vai de sua casa ao trabalho, mesmo com superlotação e com um itinerário longo, que leva o dobro do tempo da outra opção. Com certeza é para pagar menos vale transporte. Pode fazer isso?

Resposta:

O ato de definir o roteiro do transporte do trabalhador de sua residência para o trabalho não é aceitável. A empresa não pode fazer isso. Embora não haja uma legislação específica sobre o tema, tal ação caracteriza constrangimento e assédio moral contra o empregado, que têm o direito de escolher a forma mais segura, rápida e fácil para ele se deslocar de casa ao trabalho. O Departamento Jurídico do Sindicato orienta os trabalhadores que enfrentarem essa situação a procurar o Sintratel, para que ele abra negociação com a empresa, e se precisar encaminhe a questão juridicamente.