Notícias

A previsão de que o salário mínimo passasse para R$ 979 foi cortada em R$ 10 para cada trabalhador brasileiro, passando a previsão para R$ 969, em 2018. Com isso, Temer pretende assegurar cerca de R$ 3 bilhões aos cofres do governo.

SalarioMinimo-1

A melhor fase da economia brasileira nos últimos anos se deu principalmente pela valorização do salário mínimo. Ela trouxe melhoria na renda de milhões de aposentados e trabalhadores, justamente os mais pobres do país. Aumentou o poder de consumo, o que ampliou a produção, o comércio e o emprego. Ajudou o país a se segurar na crise econômica mundial de 2008 e fez com que pobres começassem a viajar de avião.

Lembra-se disso?

Mas o atual governo brasileiro não está nem aí para os pobres e para a economia do país. Só pensa em garantir a riqueza dos que já são muito ricos. Para isso tira ainda mais dos mais pobres. É um Robin Hood ao contrário, que tira dos pobres para dar aos ricos.

A desculpa do governo é a mesma de sempre. Diz que precisa economizar, porque está gastando mais do que arrecada. Deixa claro que seu alvo é a classe trabalhadora, que é penalizada com os custos dos rombos das contas públicas.

Por que o governo não cobra as empresas que devem bilhões para a Previdência Social? Por que não cobra as que devem outros bilhões para o FGTS? Por que não acaba com as desonerações fiscais, pelas quais permite que setores empresariais não paguem impostos? Por que, ao invés de cobrar as empresas urbanas e rurais, perdoa dívidas? Por que não taxa as grandes fortunas e os lucros das grandes empresas?

Não, nada disso. O governo representa as empresas e seus donos. Então, para economizar, ele corta R$ 10 do minguado salário de 45 milhões de aposentados e trabalhadores que vivem de salário mínimo. Números oficiais mostram que, atualmente, 66% dos aposentados recebem somente um salário mínimo.

E tem mais. Também quer acabar com a aposentadoria, para que você trabalhe até morrer. E anunciou uma série de medidas para aumentar a arrecadação. Entre elas, o congelamento do salário dos servidores e a criação de teto salarial no serviço público. Mais arrocho salarial e mais roubo de direitos.

Ao aumentar o salário mínimo menos do que estava estimando anteriormente, aposentados e beneficiários de seguro-desemprego, abono salarial, BPC e Loas também receberão menos, já que os benefícios previdenciários seguem o valor do salário mínimo.

Enquanto isso.....

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula o salário mínimo "necessário" para suprir as despesas de uma família de quatro pessoas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

Pela conta, o salário mínimo deveria ser de R$ R$ 3.810,36 em julho deste ano.

Vai para R$ 969,00 em 2018 e o governo ainda corta R$ 10,00. É demais!!! O brasileiro trabalhador está sendo massacrado!