O Brasil vive um momento de desemprego recorde.  O número de desempregados no país chegou a 13 milhões no 2º trimestre. Cerca de 24% desses, ou seja, 3,16 milhões de brasileiros já procuram emprego há mais de 2 anos, sem nada encontrar.

Os dados foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (16/08), e mostram que na juventude o problema é ainda mais alarmante, pois entre os jovens os números dobram.

Enquanto a taxa geral de desemprego ficou em 12,4% no segundo trimestre, entre os jovens trabalhadores entre 18 e 24 anos o percentual salta para 26,6%.

Projeto Inclusão do Sintratel

Diante desse quadro preocupante, o Sintratel elaborou um projeto que visa, além de resgatar a cidadania das trabalhadoras e trabalhadores, criar mão de obra capacitada, em parceria com empresas do setor para possibilitar inclusão e trazer dignidade e esperança onde está já foi perdida.

Em um dos desdobramentos do projeto, a Diretoria do Sintratel realizou reunião com 6 empresas do setor, concretizando parcerias que vão auxiliar no processo de formação, assim como na contratação dos profissionais formados nesse processo de capacitação.

Capacitação e inclusão no trabalho

O PCI (Programa Capacitar para Incluir) tem como base a capacitação profissional de jovens e pessoas vulneráveis à situação de empobrecimento, para inclusão no mercado profissional e participação na sociedade de forma econômica e cultural.

Para isso, o SINTRATEL conta com a participação das principais empresas da base no desenvolvimento do curso, oferecendo preparo e formação aos participantes.

Conta também com a parceria da Prefeitura de São Paulo na disponibilização dos CEUS e CATS distribuídos pelo município, para utilização destas infraestruturas na realização dos cursos. Isso garante local adequado e melhor acesso dos candidatos aos cursos.

O passo seguinte, ao final desta formação, é a participação dos cursistas nos processos seletivos das empresas participantes. O objetivo é capacitar e/ou aprimorar jovens entre 17 e 35 anos para o mercado de trabalho.

Raio X do PCI

●Local dos Cursos: CEUS E CATS PMSP

●Gestores do Curso: SINTRATEL na orientação de direitos trabalhistas e sociais e EMPRESAS no preparo profissional (postura profissional, escrita, acesso digital, marketing pessoal, formação de currículo).

●O primeiro passo foi a apresentação do projeto inicial à Prefeitura de São Paulo, que foi aceito pelo Prefeito e pela Secretaria do Trabalho.

●O segundo passo foi a primeira reunião de apresentação do projeto e convite de parceria para a construção do PCI realizada na sede do Sindicato em 14/08/2018, que contou com a presença das empresas: AeC, FLEX, LOCAL CRED, TEL TELEMATICA, VIKSTAR e VOXLINE e contribuição do SINTELMARK.

Dessa reunião já saiu a proposta de um novo encontro a ser realizado até o final deste mês!

Para maiores informações, contate o Sintratel através do telefone 3358 1777.