Notícias

Debater a organização de trabalho nas diversas modalidades de atividade profissional em telemarketing e fortalecer a luta por melhores condições laborais foi o principal propósito do Sintratel com a realização da PLENÁRIA IGUALDADE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO, no dia 28 de julho.

PlanariaIgualdadeGenero-28-7-17-Site-1

Dirigentes do Sindicato tiveram com a Plenária a oportunidade de debater junto com trabalhadores e trabalhadoras do setor sobre a aplicação das políticas de combate à desigualdade nas relações do trabalho. A ênfase foi colocada na luta pelo fim da LGBTTfobia e da opressão de gênero, visto que boa parte das posições de trabalho no setor são ocupadas pela população LGBTT e por mulheres, mas também permearam o combate ao racismo, ao machismo e à segregação e violência contra a juventude trabalhadora, pobre e periférica.

PlanariaIgualdadeGenero-28-7-17-Site-3

Vários trabalhadores fizeram relatos contundentes durante a plenária, demonstrando consciência e preocupação com esse assunto.

Foi o caso de Allan, empregado da Uranet. Para ele, foi muito bom o debate organizado pelo Sintratel, particularmente em seu caso, que pôde descobrir muito cedo o que significa ser negro em nossa sociedade. “Essa descoberta na maioria das vezes não é benéfica”, disse Allan, que considerou muito importante a atitude do Sindicato, “de trazer a discussão desse problema para dentro do ambiente do trabalho, pois essa é uma maneira de combater o impacto do racismo e do machismo sobre o trabalhador.”

Josimar, trabalhador da Sercon, também considerou muito importante a realização da plenária pelo Sintratel “de conscientização e combate à desigualdade no ambiente de trabalho e nos espaços sociais”. Para ele, todos que participaram saíram da Plenária com o espírito de luta animado.

PlanariaIgualdadeGenero-28-7-17-Site-4

O evento contou com o relançamento das revistas lançadas pelo Sintratel, “O Skript”  e “A conquista da igualdade de gênero”, que abordam os temas apresentados e debatidos na Plenária.

Veja AQUI vídeo com depoimentos de participantes.

PlanariaIgualdadeGenero-28-7-17-Site-5

PlanariaIgualdadeGenero-28-7-17-Site-6

PlanariaIgualdadeGenero-28-7-17-Site-7

Fala operador