Movimentos

A reforma trabalhista aprovada por Temer tem também o objetivo de enfraquecer os Sindicatos como organizações de representação e luta dos trabalhadores para reduzir os salários e maximizar os lucros das empresas.

As mudanças impostas aos trabalhadores com a vigência das leis pós Reforma Trabalhista foram muito significativas no que diz respeito a garantia dos nossos direitos.

Da noite para o dia, o acordado pode subtrair o que antes era garantido pelo legislado, podendo acarretar prejuízos diretos ao nosso cotidiano (redução no tempo de refeição/lanche, implementação do trabalho intermitente, homologação sem a presença do sindicato como órgão fiscalizador, etc.).

Com isso, o fortalecimento da nossa categoria - pela garantia dos direitos e conquistas - passa pela capacidade de nos organizar. E uma das ações mais significativas neste ponto, é a Sindicalização.

Estudo realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) reforça tal premissa, já que em média as empresas onde há maior presença de trabalhadores sindicalizados pagam mais que as empresas onde a presença dos não sindicalizados é maior.

Segundo os autores, o “efeito líquido” geral da adesão sindical representa uma remuneração 8,4% maior entre os sindicalizados. O acesso ao auxílio-saúde é 1,8 vez maior entre os sindicalizados. Já o acesso ao auxílio-alimentação é 1,7 vez maior entre os sindicalizados. O acesso ao auxílio-transporte é 1,3 vez maior entre os sindicalizados. Do ponto de vista dos benefícios, a probabilidade de recebê-los é maior entre sindicalizados do que entre os não sindicalizados.

O estudo ainda permite afirmar que o enfraquecimento dos sindicatos está ligado diretamente a piora das condições de trabalho e das remunerações. A reforma trabalhista aprovada por Temer e defendida por seus apoiadores no governo tem o objetivo também de enfraquecer os sindicatos como organizações de representação e luta dos trabalhadores para reduzir os salários dos trabalhadores e assim maximizarem seus lucros.

O Sintratel tem realizado uma campanha intensiva de sindicalização em diversas empresas da categoria, levando aos trabalhadores informações e realizando sorteios como forma de divulgar e propagandear esta ação. Afinal, sindicato forte, têm sindicalizad@s. Aos que já aderiram, parabéns, vocês contribuem para uma entidade forte e atuante.

Aos que ainda não participam, vale o recado: venha somar e fortalecer essa luta, onde o maior beneficiado é você!!!

Marcisio Opiniao

*Marcísio Moura – Secretário de Relações Institucionais/Sindical e Imprensa e Comunicação – Sintratel/SP

Fala operador

Direitos do operador de telemarketing