Sem nenhum diálogo com o Sindicato e nenhuma consulta aos trabalhadores através de assembleia, a direção da empresa AUDAC tomou a decisão unilateral e autoritária de alterar o pagamento do vale refeição.

Recentemente a empresa recrutou funcionários para um novo produto, para o qual ela fechou contrato: a SABESP. Trabalhadores relatam que no processo seletivo foi informado que haveria pagamento de vale refeição no valor de R$ 7,70 ao dia.

Durante o treinamento de 50 dias na SABESP a empresa pagou o benefício. Mas quando os trabalhadores foram para a unidade Poá da empresa assumir a frente de trabalho, a realidade mudou.

No primeiro dia de trabalho, sem aviso antecipado, a empresa informou que não pagaria o vale refeição no valor de R$ 7,70.

Audac Site 3No lugar dele, colocou um lanche de procedência indefinida, acondicionado em um cooler, que inclusive não dá as condições de higiene adequadas, porque o material favorece a proliferação de bactérias. Para acompanhar vem um suco, disponibilizado em garrafa de água, uns gelados e outros quentes.

A pessoa que entrega os lanches serve sem luvas e os lanches não são lacrados. Já vêm dentro de um saco de papel. Os trabalhadores recebem um vale escrito BUFFET para retirar o lanche.

E nem sempre os lanches vêm em número suficiente para todos. Às vezes acabam e alguns trabalhadores que não fizeram a pausa são obrigados a esperar que venha mais lanches ou suco para poder pausar, descansar e comer.

O banheiro do local também é precário. É pequeno e apertado. As pessoas têm de usar muitas vezes em compartilhamento com outros, o que pode ser constrangedor, inclusive porque só há porta-papel de um dos lados.

A empresa está claramente descumprindo a legislação, porque não está seguindo as determinações da Convenção Coletiva da categoria.

Audac Site 4Por isso o Sintratel convocou sua direção para prestar esclarecimentos e tomar as devidas providências. Se com isso não houver solução para o problema, o Sindicato tomará as medidas judiciais cabíveis com denúncia ao Ministério Público do Trabalho e na Superintendência Regional do Trabalho.