Sábado, Jul 22nd

Last updateQui, 20 Jul 2017 5pm

Ao sancionar Lei que põe fim aos direitos trabalhistas, Temer diz que ninguém teve coragem

Michel Temer cantou de galo, dizendo que fez o que ninguém antes teve coragem, ao sancionar a Lei da Reforma Trabalhista no dia 13 de julho e, com ela, sepultar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e acabar com as proteções legais aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

reforma-trabalhista1

As novas regras concedem aos empresários a força de passar por cima das leis nos acordos coletivos de trabalho, podendo parcelar férias, flexibilizar a jornada de trabalho e inclusive colocar os trabalhadores à disposição para serem chamados quando convier aos empresários e pagar apenas pelas horas trabalhadas. Com a sanção de Temer, a Lei entra vigor a partir de novembro.

O Projeto aprovado derruba várias súmulas do TST que continham interpretações favoráveis aos trabalhadores. Entre elas a Súmula 277, que previa a prorrogação indefinida do prazo de vigência dos acordos e Convenções Coletivas até que novos fossem celebrados.

Todos os pontos do projeto são danosos para os trabalhadores, mas há questões desumanas que precisam ser barradas, como a liberação do trabalho das mulheres grávidas em ambientes insalubres.

Outros pontos que devem ser objeto prioritário de combate são aqueles que enfraquecem o papel do Sindicato na representação e proteção das relações de trabalho, expondo o trabalhador aos interesses dos patrões. É o caso da negociação individual do contrato de trabalho, da eleição de representantes nas empresas para substituir o Sindicato e do contrato de trabalho intermitente.

O Presidente do Sintratel Marco Aurélio de Oliveira lamenta a aprovação desse projeto absurdo, mas afirma que a batalha ainda não está perdida: “é preciso manter a união e a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em defesa dos nossos direitos”.

Alem disso essa reforma:

èRevoga o princípio segundo o qual o trabalhador é o elo frágil na relação de emprego e por isso precisa ser protegido;

èReduz a participação do Estado e do Sindicato nas relações de trabalho e reforça a negociação individual direta entre empresa e trabalhadores;

èReduz o poder de representação e contratação coletiva dos Sindicatos;

èAutoriza o rebaixamento de direitos previstos em lei por meio da negociação (prevalência do negociado sobre o legislado);

èAmplia os contratos atípicos e precários e cria o trabalho intermitente;

èCria dificuldades para o acesso dos trabalhadores à Justiça do Trabalho e limita seu poder;

èProtege as empresas, inclusive em caso de reclamações trabalhistas.

Pontos da reforma trabalhista que poucos notaram

Alguns pontos dessa reforma (como o fim do imposto sindical compulsório, a questão do negociado sobre o legislado e a divisão das férias em até três períodos) ganharam destaque na mídia, mas certas alterações praticamente passaram ao largo para o grande público.

Vejamos dez pontos que a maioria das pessoas ignorou:

1. Tempo de deslocamento: atualmente, quem trabalha em locais de difícil acesso pode ter as horas gastas entre sua casa e a empresa compensadas. Pela nova regra, o deslocamento não poderá mais ser contado como jornada de trabalho.

2. Ações judiciais: o texto da reforma prevê que o trabalhador será obrigado a comparecer às audiências na Justiça do Trabalho (hoje pode faltar a três) e arcar com todas as custas do processo, caso perca a ação.

3. Trabalho intermitente: empregado atuará sob demanda e receberá por hora trabalhada, sem qualquer garantia de jornada mínima por parte da empresa.

4. Trabalho remoto (ou à distância): passa a ser regulamentado o trabalho remoto, feito de casa ou longe da empresa. No contrato deverão ser especificadas quais tarefas poderão ser enquadradas nesse formato.

5. PJ sem vínculo: a figura da Pessoa Jurídica (PJ), muito comum em determinados ramos, deixará de ter vínculo empregatício. Atualmente, a Justiça reconhece em muitos casos esse vínculo.

6. Enfraquecimento da Justiça do Trabalho: caso o trabalhador se sinta prejudicado durante o processo de demissão, ele não poderá mais recorrer à Justiça do Trabalho.

7. Danos morais diferenciados: a indenização a ser paga em caso de acidente, por exemplo, passa a ser calculada de acordo com o valor do salário do funcionário. Aquele com salário maior terá direito a uma indenização maior; quem ganha menos, recebe menos.

8. Tempo na empresa: pelo texto da reforma, deixam de ser consideradas como integrantes da jornada atividades como descanso, estudo, alimentação, higiene pessoal e troca do uniforme. A CLT considera o período em que o funcionário está à disposição do empregador como serviço efetivo.

9. Cassação de registro profissional: a cassação de registros profissionais ou de requisitos para exercer a profissão passa a configurar como possibilidade de demissão por justa causa.

10. Comissão de fábrica: toda empresa com mais de 200 funcionários deverá ter uma comissão para negociar com o empregador. A escolha será feita por eleição, da qual poderão participar inclusive os não-sindicalizados. Não poderão votar os trabalhadores temporários, com contrato suspenso ou em aviso prévio.

Veja como votou cada senador (por partido):

DEM

Davi Alcolumbre (AP): Sim