Quarta, Abr 26th

Last updateTer, 25 Abr 2017 6pm

28/04, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória e homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e aos trabalhadores mortos no exercício de suas atividades. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121 de 2005.

De acordo com a OIT, anualmente, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo. No Brasil são 1,3 milhão de casos, mas deve-se considerar a subnotificação, o que sugere que o número é bem maior. O Brasil ocupa o 4º lugar em relação ao número de mortes no trabalho, com 2.503 óbitos.

As principais causas dos acidentes e doenças do trabalho são o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e as más condições nos ambientes e processos de trabalho. No setor de telemarketing são fatores como a pressão por metas, o assédio moral, o impedimento ao uso do banheiro, o não cumprimento das pausas refeição, a utilização de móveis e equipamentos sem a ergonomia adequada, entre outros.

O Sintratel participa de órgãos de proteção à saúde do trabalhador, como o Conselho dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, e luta por políticas públicas mais eficientes na garantia da prevenção dos acidentes e na fiscalização do cumprimento das normas.

Saudecartaz-40x60-Site

DECRETO Nº 6 523

Código de ética

Criança e adolescente