Aconteceu

Sintratel repudia a prática que é usada por maus patrões para pagar salários menores que o piso salarial da categoria e negar o direito ao FGTS e à Seguridade Social aos empregados, e já convocou mesa redonda no Ministério do Trabalho e no Ministério Público denunciando irregularidades e o não pagamento de direitos básicos aos trabalhadores.

• Equiparação salarial Já
  • Garantia de quitação de ferias vencidas e FGTS
  • Pagamento de horas extras conforme a CLT
  • Registro de empregados estagiários
  • Cumprimento do Anexo II da NR 17
  • Fim do assédio moral
  • Garantia de Seguridade Social

Condições de trabalho são degradantes

Após denuncia de trabalhadores da Phoenix BPO, o Sintratel imediatamente se colocou ao lados dos trabalhadores e iniciou a luta para resolver os problemas acumulados pela má gestão da empresa e garantir os direitos básicos negados por ela, como FGTS, férias, 13º salário, registro em carteira, etc. Consta ainda que há empregados que foram demitidos sem que a rescisão de contrato fosse realizada.

A direção da empresa descumpre a legislação trabalhista brasileira e a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, e com isso prejudica e explora enormemente aqueles que a ela dedicam seu tempo e sua força de trabalho.

Uma situação extremamente grave é a manutenção de cerca de 90% dos operadores como estagiários. Isso é ilegal porque a legislação permite no máximo 20% dos empregados como estagiários. Além disso, o Sintratel não concorda com a contratação de estagiários para as operações de Call Center e teleatendimento, porque ela não cumpre a finalidade do aprendizado no estágio, como exige a lei, visto que a profissão de Operador de Telemarketing/Call Center tem suas especificidades e não há curso técnico ou superior para tal.

Este expediente é usado por maus patrões para não registrar em carteira e não pagar os direitos básicos dos trabalhadores. Um desses direitos é o piso salarial do setor, que foi fixado em R$ 890,00 pela Convenção Coletiva 2016. A empresa paga R$ 450,00 para os estagiários. Além disso faz os contratos de estágio por conta própria, sem um agente integrador, o que também é ilegal.

VAMOS FAZER VALER A LEI!!

O Sintratel já convocou a empresa para negociação no Ministério do Trabalho. Além disso, ingressará com ação no Ministério Público e na Justiça do Trabalho para que você trabalhador(a) tenha todos os seus direitos garantidos. Compareça à sede do Sindicato levando os documentos abaixo relacionados e participe da ação. Ajude o seu Sindicato a ajudar você!

AÇÃO COLETIVA JÁ!

Lista de documentos a serem entregues na sede do  Sintratel, na rua Frederico Steidel, 255, Santa Cecília, de segunda a sexta das 10 hs às 17 hs.

(Todos os documentos devem ser trazidos em 1 cópia simples) RG e CPF ou CNH

• Comprovante de Residência atualizado (últimos 30 dias e de preferência de concessionárias pública – luz, telefone); Contrato de Trabalho (se tiver);
  • Cartão Cidadão e/ou número do PIS;
  • Carteira de Trabalho (cópia de todas as folhas que tiver anotação mesmo que não seja da empresa – só não deve tirar das folhas em branco); Todos os holerites que tiver;
  • Aviso-Prévio (carta de Dispensa);
  • Extrato Analítico do FGTS (ligar no 0800 726 0207 entrar na opção do FGTS e solicitar);
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (se tiver);
  • Extrato Bancário do Banco que recebia salário se tiver recebimento de comissões.

Veja abaixo o documento encaminhado pelo Sintratel chamando a empresa para Mesa Redonda

PhoenixOficio-Site

OficiopHOENIX30-03-2016-SITE