Aconteceu

A UGT, UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES, participou da última reunião  tripartite sobre Organização do Trabalho em  Telemarketing e Teleatendimento no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília no dia 18 de Setembro/2015.

ReujiaoTripartite-9-15De acordo com Valmira Luzia, representante da UGT na reunião e também Diretora do Sintratel- SP, os problemas enfrentados pelos empregados nas centrais de atendimento são fruto da maximização do controle das relações de trabalho, que tem como pilares:

●desregulamentação do contrato social do trabalho (contrato social da realidade) com redução da renda e excesso de rigorcom o empregado.

●desregulamentação da CLT - Artigo 466 - destituindo do empregado o direito a comissão.

● desconstrução do Anexo II da NR17 no que diz respeito às normas de bem-estar no trabalho.

Assim, ao fazermos uma revista nas centrais de atendimentodo país, nos deparamoscom pleito dos empregados pelo fim destas políticas implementadas por algumas empresas e tomadores de serviços (produtos), considerando o sofrimento e empobrecimento caudado por estas a milhares de trabalhadores em todo o pais.

Diante da dramática situação da categoria, é importante que haja unidade de ação entre os sindicatosque representam os empregados organizados na CBO 4223 (família telemarketing), sejam estes específicos ou mais amplos.

Ao observar as intervenções dos representantes sindicais, convergimos para os mesmos pontos, constituindo uma pauta ÚNICA de reivindicação que reafirma os anseios de uma gama de empregados que adoecemfísica e emocionalmente, tentando superar os limites de humanidade sem sucessosocial e sem reconhecimentoeconômico.

Assim elencamos alguns pontos:

1-     Regulamentação da condição profissional (contrato de trabalho) do operador (a) com a pagamento dos direitos trabalhistas e variáveis já a partir da admissão, mesmo que estejano período de treinamento.

2-      Reconhecimento das diferenças entre as variáveis (comissão e premiação)com garantia de recebimento de ambas quando ocorrer vendasna modalidade de atendimento hibrido (SAC acompanhado de venda)desde a contratação, mesmo noperíodo de experiência .

3-     Fim de quaisquertipos de políticas que tenha como efeito desconstruir o direito a igualdade nas relaçõesde trabalhoe a produção de paradigmas, reduzindo a renda de parte dosempregados e destruindo as condições de bem-estar e sociabilidade no trabalho.

4-     Fim da maximização do controle do trabalho nas centrais, considerando que desumaniza o empregado, coisifica a atividade laboral do mesmo e nega o direito destes empregados a usufruir das normas do Anexo II NR17.

A negação dos direitos previstos no Anexo II da NR17 (livres idas ao banheiro,garantia de equipamentosindividuais, pausas para repouso etc.)devem serrepudiados, visto que contrairia inclusive o objetivoprofissional das centrais de atendimento, que é o de oferecer ao consumidor (sociedade) tratamento humanizadodurante o exercício do mesmo em fazer aquisição ou utilização dos espaços sociais e dos produtos ofertados nos mesmos.

A UGTconsidera imprescindível organizar, aoladodas entidadesSindicaise Federações, asfrentesdemobilizaçãocomintuitodeunificar nacionalmente a bande-ira deluta em defesa do direito ao trabalho descente no setorde telemarketing/ teleatendimento a partir da melhoria de renda, garantia da aplicação da CLT e do Anexo II da NR17, além da valorizaçãodo papel social destes empregados e,por consequência, valorização da profissão ecom devidaregulamentação da profissão.