Quarta, Abr 26th

Last updateTer, 25 Abr 2017 6pm

banner-user1-convencao-coletiva-sintratel

banner-user1-nr17

banner-user1-cbo-classificacao

banner-user1-contato

CBO


Percepções e proposições sobre a organização do Trabalho em Telemarketing

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação - CBO o trabalho no setor de telemarketing  é diversificado e a famí­lia telemarketing classificação 4223 abarca profissionais com perfis e atividades diferenciadas e conforme a descrição sumaria da CBO esses profissionais atendem usuários, oferecem produtos, prestam serviços de informação ao cliente, realizam vendas, cobranças, prestam serviços técnicos, analise de crédito e de qualquer documentos relacionados aos clientes das mais variadas relações comerciais.

 

Assim, esse grupo de empregados encontra-se como setor de funcionários intermediá¡rios entre as operações tradicionais (ativa e receptiva) CBO 4223/05/10 e as modalidades técnica CBO 4223/15 utilizado outras tecnológica e conhecimento para desenvolver o trabalho na central de atendimento.

 

Vale salientar que a gratificação de todos os funcionários passa pela garantia de um salá¡rio e bonificação (comissão/premiação) diferenciada conforme sua função, a exemplo do que já é praticado no mercado.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÃO (CBO)

 

LinK: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTituloResultado.jsf

Atendente central telemarketing

4223-15

   

Atendente de informações (telemarketing)

4223-15

   

Atendente de telemarketing

4223-15

   

Encarregado de telemarketing

4201-35

   

Operador de atendimento receptivo (telemarketing)

4223-15

   

Operador de suporte técnico (telemarketing)

4223-20

   

Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

4223-05

   

Operador de teleatendimento hí­brido (telemarketing)

4223-10

   

Operador de telemarketing ativo

4223-05

   

Operador de telemarketing ativo e receptivo

4223-10

   

Operador de telemarketing bilí­ngue

4223-20

   

Operador de telemarketing especializado

4223-20

   

Operador de telemarketing (operações hí­bridas)

4223-10

   

Operador de telemarketing receptivo

4223-15

   

Operador de telemarketing técnico

4223-20

   

Operadores de telemarketing

4223

   

Supervisor de telemarketing e atendimento

4201-35

   

Teleoperador ativo (telemarketing)

4223-05

   

Teleoperador de apoio (telemarketing)

4223-20

   

Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

4223-20

   

 

Proposta de valorização dos trabalhadores em telemarketing

Tipo de operação

 

 Analise da atividade laboral

Operação receptiva SAC

 

 Atendimento através do telefone ao cliente para  esclarecer  quaisquer  questões relacionadas  ao produto/serviço  comercializado  pelo  tomador de  serviço.

Opera. Ativa - venda

 

Abordagem do publico através do tele fone a fim de que realizar  a  aquisição  por  estes  de produtos e  serviços  comercializados  pelo  tomador de  serviço

Opera. Hibrida

 

Atendimento através do telefone ao cliente para  esclarecer  quaisquer  questõees relacionadas ao produto/serviço e  durante o contato pode comercializar  os  novos  serviços  e  produtos  disponibilizados pelo tomador de serviço      -  Realiza cobrança tanto de Pessoa Física quanto de Pessoa Jurídica com o objetivo de atender a demanda do mercado de trabalho no que diz respeito a facilitação do contato com clientes e manutenção de negócios através da redução da inadimplência.

Opera. Retenção  

 Operação  especializada  exemplos: Paulista  serviços, Ingresso  Fácil 

 

 Acolhe a reclamação do cliente  através do  telefone  e  busca  solucionar  o  problema  mantendo  o serviço ou utilização  do  produto   modificando  a  oferta  ou uso  do mesmo  a  fim  de garantir  a  satisfação  do  cliente.

Opera. Back Office  assistente no Ponto de atendimento/tmk  operação 

Especializada

Exemplo; Uranet, Net Shoes ...

 

  Podem ter formação profissional  diferenciada; acadêmica/ técnica /  treinamento  especifico Tem  como  objetivo  acolher   a  reclamação  do  cliente   indireta  ou  diretamente   , utilizando  alem  do  telefone  outros recursos  para realizar  o  trabalho  (internet, sistemas de  informação  cadastrais, analise  investigativa  dentre outras.  Eles  buscam     solucionar  o  problema  mantendo  o serviço ou utilização  do  produto  e  se  preciso  propondo  a    modificação  do  uso   a  fim  de garantir  a  satisfação  do  cliente. Esses profissionais podem auxiliar  a supervisão da central  depurando  dados para  o envio  dos  mesmos  aos  superiores  hierárquicos e auxilia na qualidade do atendimento.

 

 

Outros grupos laborais

 

Bilí­ngue  exemplos ; Sitel, Teletech..

 

Atendem, abordam e encaminha qualquer  procedimento  junto  ao  cliente e  para  estabelecer  o relacionamento  comercial  utiliza  a sua capacidade de  falar  o  idioma  do  cliente.  Assim, esse profissional pode desenvolver a sua  atividade em  qualquer  operação    de telemarketing, ativa, respectiva, hibrida, técnica dentre  outras.

Operação técnica  - exemplos Porto  Seguro, Paulista  Saúde, In House...

 

Atendem,  e encaminham e  aplicam   diversos   procedimento  junto  ao  cliente e  para  estabelecer  o relacionamento  comercial  utiliza  a sua capacidade técnica.

 

DECRETO Nº 6 523

Código de ética

Criança e adolescente