Jurídico informa

MobiliarioA empresa AUDAX  des­cumpre o Anexo II da NR 17.

O maior problema está no mobiliário inadequado. E há denúncia de que ela proíbe a ida aos banheiros, o que é uma falha gravíssima.

Por isso o Sintratel acionou esta empresa na DRT para uma Mesa Redonda, que ocorreu no mês de dezembro/14.

O Anexo II define, entre outras coisas:

Para trabalho manual deve ser pro­porcionado ao trabalhador mobiliário que permita variações posturais, com ajustes de fácil acionamento, de modo a prover espaço suficiente para seu conforto, atendendo, no mínimo, aos seguintes parâmetros:

a) o monitor de vídeo e o teclado devem estar apoiados em superfícies com mecanismos de regulagem independentes;

b) será aceita superfície regulável única para teclado e monitor quando este for dotado de regula­gem independente de, no mínimo, 26 (vinte e seis) centímetros no plano vertical;

c) a bancada sem material de consulta deve ter, no mínimo, profundidade de 75 centímetros medidos a partir de sua borda frontal e largura de 90 centíme­tros que proporcionem zonas de alcance manual de, no máximo, 65 centímetros de raio em cada lado, medidas centradas nos ombros do operador em posição de trabalho;

d) a bancada com material de consulta deve ter, no mínimo, profundidade de 90 centímetros a partir de sua borda frontal e largura de 100 centímetros que proporcionem zonas de alcance manual de, no máximo, 65 centíme­tros de raio em cada lado, medidas centradas nos ombros do operador em posição de trabalho, para livre utilização e acesso de documentos;

e) o plano de trabalho deve ter bordas arredondadas.

-Quanto à ida ao banheiro, a Norma Regulamentadora também estabelece o rompimento de regras abusivas que eram impostas aos operadores(as) com a chamada "pausa banheiro", onde o trabalhador (a) era obrigado a fazer suas necessidades em um periodo previamente estabelecido estipulado de 05 minutos. O empregador não pode em hipótese alguma impedir ou limitar o direito do trabalhador de ir ao banheiro quando e por quanto tempo precisar.

Esses são apenas alguns itens do Anexo II sobre mobiliário, que mostram que ele é bem específico e explicado.

Por isso não há desculpa. A empresa tem que cumprir. E foi com isso que a AUDAX se comprometeu na Mesa Redonda.

Estamos de olho:

O Sintratel orienta  os trabalhadores da Audax em caso de descumprimento do acordo a denunciarem ao departamento jurídico atreves do telefone 3358-1777.