Jurídico informa

Assedio-Chega-1Em reunião com o Sintratel, realizada no dia 04 de novembro, os Diretores da empresa Localcred discutiram as denúncias dos trabalhadores, publicadas no site do Sindicato, sobre a prática costumeira de assédio moral pelos gestores e coordenadores da empresa e sobre o não pagamento do vale no meio do mês, sem aviso antecipado.

Após a discussão ficou definido que a empresa fará levantamento das denúncias apresentadas sobre assédio moral e apurará quem são os assediadores. Mas de mediato já proibirá os gestores de usar rakings e expor nomes de trabalhadores em flep charps, lousas, etc.

Além disso, o Sintratel realizará palestra de esclarecimento e formação sobre assédio moral com todas as lideranças da empresa, em data a ser agendada para breve. O objetivo é mostrar para os gestores o quanto atrasado e desumano é o método de gestão que estão usando, que ele leva ao adoecimento dos trabalhadores e à deterioração das relações no ambiente de trabalho, não forma equipe e não conquista a confiança e o empenho do trabalhador.

Vale mensal

A partir do mês de novembro de 2015, a empresa não mais fará o pagamento do vale (adiantamento salarial) no meio do mês. Ela tem a obrigação de informar a todos os empregados a mudança com antecedência, para que eles possam se organizar. O salário será pago de uma única vez e deve seguir a determinação da CLT e da Convenção Coletiva da categoria, que determinam o pagamento até o 5º dia útil de cada mês.

VEJA ABAIXO A MATÉRIA PUBLICADA PELO SINTRATEL COM AS DENÚNCIAS APRESENTADAS PELOS TRABALHADORES:

assedio-moral-SiteTrabalhadores exigem o fim do assédio moral na Localcred

A prática é constante das chefias contra os trabalhadores e está levando ao acúmulo dos casos de depressão, síndrome de pânico e outros males mentais e físicos. Passou da hora de dar um basta nessa praga que adoece o trabalhador!

Os trabalhadores do Localcred não aguentam mais a prática de gestão da Localcred, que há anos está baseada no assédio moral cotidiano dos gestores e coordenadores.

Eles pressionam os operadores para baterem metas. Limitam a ida ao banheiro. Perseguem os trabalhadores com alegações como a não solicitação de dados aos clientes, sem que o fato tenha ocorrido. E adotaram uma lousa em que publicam nomes de trabalhadores, acusando-os de não terem batido metas, fazendo comparações entre eles, e outras maldades que configuram pressão e assédio moral.

No limite, quando o trabalhador está acuado, sofrendo e não suporta mais perseguição e a pressão, eles vêm com o velho e desumano chavão: “não está satisfeito, pede a conta”.

Um dos resultados mais bárbaros dessa prática incompetente e desumana de gestão é o acúmulo de casos de depressão, síndrome de pânico e outros males psicológicos e físicos, que levam ao afastamento de muitas das vítimas do trabalho.

O Sindicato já notificou a empresa em busca de diálogo e negociação para por fim a essa prática nefasta. Se isso não ocorrer, serão adotados procedimentos judiciais, inclusive com a abertura de processo por assédio moral coletivo e individual!

Não sofra calado nem sozinho
Se você for vítima de assédio moral da sua chefia, anote, grave, fotografe, compartilhe com os demais trabalhadores, junte provas e denuncie ao Sindicato!

Pagamento do vale
É prática da empresa pagar o vale quinzenal dos salários. Mas ela tem deixado de pagar, e só avisa na última hora. Isso prejudica os trabalhadores, que organizam sua vida em função do pagamento quinzenal. O Sintratel chamou a empresa para negociar e resolver esse problema!