Jurídico informa

O decreto que reduz de 25% para 15% o ICMS dos serviços prestados pelas empresas de telemarketing foi uma solicitação do Sindicato, visando a proteção e a manutenção do emprego no setor neste momento de crise.

AlckminAssinaDecreto-17-12-15

O decreto foi assinado pelo Governador do Estado, Geraldo Alckmin, na quinta-feira 17 de dezembro, na sede da UGT,  Central Sindical à qual o Sintratel é filiado.

Para o Presidente do Sintratel, Marco Aurélio de Oliveira, a assinatura do decreto foi uma vitória, porque ele é positivo para a categoria. Ajuda a preservar postos de trabalho neste momento de crise, em que estão ocorrendo demissões e até fechamento de empresas, com a redução de custos para elas e preservação da competitividade.

A redução do imposto deve, portanto, estimular as empresas do setor a manterem as atividades e investirem os recursos que arrecadaram nos vários anos consecutivos de crescimento.

As empresas de call center são consideradas, hoje, essenciais para as atividades de atendimento ao consumidor, televendas, agendamentos, pesquisas de mercado, cobrança, suporte técnico, entre outras. Seguramente o mercado para elas continuará crescendo e se fortalecendo no futuro próximo, quando a crise econômica atual ceder.

Este decreto deve também reforçar a responsabilidade social dessas empresas. Não é possível aceitar que maus empresários, frente à menor dificuldade, se retraiam e busquem redução de custos não pagando os direitos dos trabalhadores. Eles precisam deixar de ser conservadores e exploradores e investir na empresa o dinheiro que arrecadaram nos últimos anos, e que está rendendo dividendos nos bancos.

Nesse sentido o Sintratel aproveitou a presença do Governador na sede da Central e promoveu uma reunião entre ele, o Sindicato e os trabalhadores da South do Brasil, empresa que encerrou recentemente suas atividades sem fazer as homologações e sem pagar os direitos dos trabalhadores (veja texto específico).

O Sindicato solicitou dureza com empresários que usam a crise como desculpa para prejudicar os trabalhadores e colocar no bolso os recursos que deveriam ser destinados a quitar seus direitos. E apoio à SRTE em suas ações para garantir o pagamento a esses trabalhadores.