Movimentos

O canal ZooMoo foi lançado em setembro de 2014 e traz uma proposta diferente para o mercado brasileiro na televisão: é a única emissora infantil que não possui publicidade direta para crianças. A inspiração, segundo seus diretores, é a BBC Children britânica e os próprios canais no YouTube, que promovem interação social nas redes online.

zoomoo

Você pode assistir o ZooMoo no canal 103 da televisão por assinatura Sky.

“A gente sabe que a TV não é o melhor entretenimento infantil, mas eventualmente a criança vai precisar de uma babá eletrônica. O tipo de conteúdo que ela será exposta é responsabilidade dos pais e nós ajudamos a não exibir mensagens publicitárias a cada 15 minutos”, disse Larissa Eberhardt Prado, diretora-executiva do canal.

É uma equipe enxuta de 10 pessoas que trabalha em programas de bichinhos coloridos, consumo consciente e meio ambiente. O canal ZooMoo licencia iniciativas dentro e fora do Brasil. Recentemente, abriram um edital no valor de R$ 8 milhões para a criação de novos programas infantis com apoio Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O público-alvo do ZooMoo são crianças na faixa entre 3 e 7 anos, idade da pré-escola e do período de alfabetização. A empresa encara como o futuro os aplicativos e a internet.

Os apps nas lojas iTunes para sistema iOS e Google Play do Android informam as crianças e seus pais para não perderem a programação da TV.

O YouTube também é um alvo do ZooMoo. Uma pesquisa do jornal britânico Guardian apontou em 2015 que quatro entre os cinco maiores canais do site são infantis. Entre eles estão Little Baby Bum, Masha and the Bear, Get Movies e  The Diamond Minecart.

“O foco da TV, em programas infantis com bichos e meio ambiente, é trazer um modo de vida saudável para a criança. Tratamos sobre estes mesmos assuntos em diferentes formatos, incluindo animação 3D e bonecos”, explicou a diretora de programação da ZooMoo, Rosa Crescente.

A ausência da publicidade infantil ocorre por conta de decisões como a do STJ em São Paulo que proibiu, no último dia 10 de março, a publicidade dirigida às crianças.

A ação se refere ao julgamento da campanha “É Hora de Shrek” de 2007, da empresa Pandurata, detentora da marca Bauducco. Nela, crianças reuniam cinco embalagens de qualquer produto da linha Gulosos Bauducco para ganhar um relógio exclusivo do filme com mais R$ 5. Os juízes consideraram a publicidade duplamente abusiva por se tratar de menores de idade e com alimentos.

ZooMoo vai na contramão deste mercado de publicidade explícita e aposta numa abordagem realmente cuidadosa com as crianças. “Não exibimos marcas, não estimulamos o consumo desenfreado, mas estamos abertos a empresas que estejam dispostas a apoiar iniciativas que impactam na educação infantil, sobretudo na internet”, completa a diretora da emissora, Larissa Prado.

Fonte: Diário do Centro do Mundo