Movimentos

Patah-reeleito-presidente-dos-Comerciarios

Terminou nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, às 18h, o processo eleitoral para definição da nova diretoria do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Com 25.270 votos, os trabalhadores do comércio elegeram a Chapa Projeto Avança, liderada por Ricardo Patah.

Havia 29.591 comerciários com direito a voto. No total, foram computados 27.096 votos, sendo 1.186 brancos e 640 nulos.

"Obrigado a todos que participaram desse movimento da democracia. Vamos, juntos, criar um Brasil que respeite os comerciários. A vitória é deles! Nossa diretoria se compromete a lutar bravamente pelo piso unificado, data-base unificada nacionalmente e para superar a rotatividade e a precariedade", discursou Patah.

"Parabéns pela diretoria comprometida e por agregar tantos sindicatos. Sem dúvida, quem ganha é o comerciário", falou Luis Carlos Motta, presidente da Fecomerciarios e da UGT São Paulo, que presidiu a mesa de apuração.

Patah encabeça a chapa “Projeto Avança - Pelo piso nacional e a regulamentação da jornada de trabalho”. Este será seu quarto mandato, mas o sindicalista está engajado na luta da categoria desde 1972, quando teve seu primeiro emprego no comércio. Ele preside também a União Geral dos Trabalhadores (UGT), central à qual a entidade é filiada.

Pelos quatro cantos da cidade, categoria comerciária vota e expõe suas expectativas

Os eleitores puderam votar ao longo de toda a semana tanto na sede quanto nas subsedes do Sindicato. Também foram disponibilizadas 80 urnas itinerantes que chegaram até os comerciários de diferentes regiões da capital paulista. Veja o que eles esperam da nova gestão:

“Temos que votar para mais tarde poder cobrar melhorias. Que daqui pra frente os comerciários só tenham conquistas!”

Rubens Andrade – Centro

“Espero que os comerciários que estão na ativa consigam ainda mais conquistas, a preservação dos direitos dos trabalhadores e melhorias nos benefícios para o aposentado.”

José de Jesus Correa – São Miguel

“Vim votar porque quero poder continuar usufruindo dos benefícios oferecidos pelo Sindicato. Utilizo tudo que posso: auxílio-educação, médico, dentista, praia e até já fiz uma cirurgia. Agora mesmo, matriculei minha filha na escola de cabeleireiro e vamos ter o desconto do Sindicato.”

Maria Eliete da Silva – Bom Retiro

“Espero que o tão sonhado fim do Fator Previdenciário aconteça.”

Hilberto Lima Lopes – Bom Retiro

“Conto com a ampliação das especialidades médicas nas subsedes. É um setor útil para o trabalhador.”

Maria Rosenalda de Melo – Santo Amaro

“Num país em que o trabalhador é sempre o pagador da conta, que o Sindicato cumpra o papel de se manter à frente das lutas para garantir nossos direitos.”

Tomari Ramalho – Santo Amaro

“Sempre incentivei meus colegas de trabalho a se associarem ao Sindicato, porque sempre fui beneficiada por ele. Hoje, meu desejo de mudança é mais nas questões salariais, porque, na saúde, acho que o Sindicato sempre está à frente. Tem serviços muitas vezes mais acessíveis e melhores estruturalmente do que os oferecidos pelo Governo.”

Rose Meire de Souza Bueno - Tatuapé

“Gostaria de ter mais tempo com minhas filhas. Que o Sindicato consiga a tão sonhada redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.”

José Luís Flores – Tatuapé

“Que haja mudanças no quesito salário e jornada de trabalho.”

Marlene Vanessa Braga – Supermercado

“Estou votando porque temos que participar. Se continuarmos na busca por mais benefícios, melhores salários e mais tempo para lazer, será ótimo!”

Leandra Sacramento - Loja de roupa

“A jornada de trabalhar um domingo e folgar outro funcionou.  Agora, espero melhorarias no reajuste salarial, VR, etc.”

Vanderléia Rafael da Silva, Concessionária

“Acompanho as ações do Sindicato há 15 anos. Acredito que houve melhorias para os comerciários, mas nós precisamos participar e nos envolver mais. Nós, trabalhadores, temos que ser mais atuantes!”

Ezion Januário da Silva, Concessionária

Fonte: UGT