Movimentos

No dia 2 de dezembro foi comemorado do Dia Internacional para a Abolição da Escravidão. A data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas por ser o dia em que foi aprovada, em 1949, o Convênio para a repressão à escravidão e ao tráfico de pessoas e à exploração da prostituição alheia.

EscravidaoModerna

Segundo a OIT, Organização Internacional do Trabalho, atualmente 21 milhões de pessoas no mundo são vítimas de trabalho forçado ou escravo. Isso gera cerca de 150 milhões de dólares anuais ilícitos às empresas e aos empresários exploradores.

Na Plataforma para o Desenvolvimento das Américas (PLADA) é expressa a importância de impulsionar o programa global da CSI (Confederação Sindical Internacional) contra o tráfico de pessoas e o trabalho forçado e escravo. Este é um meio de promover o respeito aos direitos fundamentais dos trabalhadores, com o objetivo de erradicar o trabalho forçado, em especial as formas contemporâneas de escravidão, como o tráfico de pessoas, a exploração sexual e todas as formas de trabalho infantil.

Nesse sentido, o Sintratel se engaja na campanha da CSI, destinada a pressionar os governos, entre eles o brasileiro, a adotar e ratificar o Protocolo da OIT sobre trabalho forçado e escravo adotado em 2014. E chama toda a categoria a participar, lendo e assinado o formulário/abaixo assinado que consta no site http://www.ratifytheprotocol.org/es.

Fala operador

Direitos do operador de telemarketing