Mundo Sindical

Levantamento preliminar do DIEESE para 102 acordos fechados no período mostra uma piora nas negociações

A maior parte das negociações salariais fechadas em todo país no primeiro trimestre deste ano nos setores de indústria, comércio e serviços teve reajuste abaixo da inflação. Essa piora foi detectada por um levantamento preliminar feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE).

"Este avanço do número de negociações com queda real nos reajustes salariais está relacionado com a inflação", explica o técnico do DIEESE Luiz Ribeiro.

Além do aumento da inflação, outros fatores são decisivos, como o aumento do desemprego e a crise na economia do país.

Ou seja, inflação, desemprego e crise econômica contam muito na hora de negociar. Os patrões fazem a maior choradeira, dizendo que estão sendo prejudicados pelo cenário econômico (como se os trabalhadores não fosem ainda mais vulneráveis).

Na verdade, eles querem garantir suas margens de lucro e não têm o mínimo escrúpulo em atacar os direitos dos trabalhadores. O que querem é simplemente tirar de uma lado para cobrir o outro. Negando reajsutes que reponham a inflação e atacando direitos dos tabalhadores, eles economizam uma parte do lucro da empresa para seus próprios bolsos.

Para mudar essa situação, é necessária a organização e a luta dos trabalhadores. Porque se deixar por conta dos empresários, eles ficarão cada dia mais ricos, às custas da pobreza crescente de sues empregados.

reajustes