Notícias

ACONTECE ATÉ O DIa 25 DE SETEMBRO E CONVIDA ÓRGÃOS PÚBLICOS, COLETIVOS E EMPRESAS A PROPOREM ATIVIDADES QUE AJUDEM-NOS A REPENSAR AS FORMAS DE LOCOMOÇÃO NA CIDADE. PARTICIPE!

Mobilidadevirada015

Quer discutir como melhorar o modo de locomoção nas grandes cidades, aperfeiçoando a mobilidade urbana e a qualidade de vida?

Então participe da Virada da Mobilidade deste ano. O evento irá propor atividades para avaliarmos como integrar várias formas de transporte, ocupar espaços públicos, promover a boa convivência, repensar trajetos de todo o dia e, assim, aprimorar nossa mobilidade.

 

Veja a programação da Virada da Mobilidade.

21/09 – Segunda

18h – Roda de Conversa I: Corrida Amiga
Silvia Cruz é doutoranda pelo DPCT/Unicamp. Gestora ambiental pela EACH/USP, corre (literalmente) para o trabalho e outros compromissos, é apaixonada e defensora do transporte ativo e idealizadora da Rede Corridaamiga. Na conversa, explicará porque incentiva e inspira o uso da corrida como meio de transporte nos grandes centros urbanos.
Local: Armazém Cultural
Realização: Virada da Mobilidade

20h – Roda de conversa II: Atitudes individuais com consequência coletivas e positivas
Com a jornalista e permacultora Henny Freitase o pedestrianista e musical Tchello, que irão compartilhar suas experiências sobre modos alternativos de locomoção, ela contando sobre sua vida de caronas municipais, interestaduais e nacionais, e ele contando como é ser uma pessoa musical e caminhante em São Paulo.
Local: Armazém Cultural – Rua dos Cariris, 48
Realização: Virada da Mobilidade

22/09 – Terça

19h30 – Roda de Conversa III: Desengarrafando o seu dia-a-dia
ComLeão Serva, jornalista da Folha,Marcelo Moura, editor chefe da Globo,Marcio Nigro, fundador do Caronetas e Milena Beatrice, professora da Uniitalo, que irão discutir formas de tentar driblar o trânsito na cidade de São Paulo com outros modais de locomoção, carona e práticas que podemos assumir para tentar transitar na cidade de maneira mais inteligente.
Local: Uniitalo, Avenida João Dias, 2046
Realização: Virada da Mobilidade

23/09 – Quarta

19h– Apresentação do Projeto Rede Verde SP
Com o arquiteto e urbanista Augusto Aneas. O projeto elabora um novo design para algumas ruas locais da cidade de São Paulo: a rua verde. Ao serem conectadas aos parques e praças da cidade,  essas vias compõem uma rede nova de espaço público na cidade: a Rede Verde SP. Através de uma mudança significativamente pequena do sistema viário atual, é possível requalificar a paisagem da cidade.
Local: Armazém Cultural – Rua dos Cariris, 48
Realização: Virada da Mobilidade

20h30 – Roda de conversa IV: Cidades Colaborativas
O presidente da construtura Vitacon, Alexandre Lafer, e o historiador e idealizador de pontos de cultura, Celio Turino, discutirão iniciativas que estimulem o compartilhamento e que, portanto, formem cidades colaborativas. O projeto incentiva a criação de um ponto virtual entre pessoas, empresas e instituições que querem organizar formas mais sustentáveis de oferecer bens e serviços.
Local: Armazém Cultural – Rua dos Cariris, 48
Realização: Virada da Mobilidade

24/09 – Quinta

8h30 – 12h30 – Mobilidade Corporativa: A Visão Futura das Empresas
O evento apresentará ações inovadoras implantadas por empresas nacionais e internacionais para melhorar a mobilidade urbana, a qualidade de vida de seus funcionários e contribuir para a formação de cidades mais sustentáveis. Embora as empresas não controlem a forma como seus funcionários viajam ao trabalho, elas podem estimular a mudança de hábitos de deslocamento ao prover informações e incentivos para o uso de modos de transporte mais sustentáveis e eficientes em relação ao automóvel. Assim, o objetivo do seminário é expor e discutir estratégias de Gestão Demanda de Viagens – GDV (Travel Demand Management) e seus resultados.Leia mais.
Local: Auditório da EY Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 Torre 1, 7º Andar
Realização: WRI Brasil

17h30 – 20h – 2aBicicletada Iluminada em SP
A Muda de Ideia distribuirá, gratuitamente, até 170 LEDs para os pneus das bikes dos participantes, além de balões coloridos e enchidos com gás hélio. Além do legado de maior segurança no trânsito para os ciclistas noturnos, a ação chamará a atenção para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS). Na busca por mais sustentabilidade em cenários urbanos, a ação chama atenção para a ideia de cidadania, convivência e mobilização em rede.
Local: Largo da Batata
Realização: Muda de Ideia

19h30 – 22h30 -Desafios e benefícios da bike na sua vida e na sua empresa, com a Co.Bike
Co.Bike, instituição preocupada em transformar a qualidade de vida das pessoas e conectar as necessidades dos ciclistas com ações públicas, convida a todos para uma roda de conversa para discutir as vantagens de inserir a bicicleta na rotina da cidade. A atividade é voltada para os que procuram estimular o uso da bicicleta na cidade e mudar os deslocamentos diários e o bem estar no cotidiano e ensinará líderes empresariais como incentivar o uso de novas alternativas de transporte nas suas companhias e problematizar os desafios desse modal.
Local: Rua Fidalga, 76, Vila Madalena
Realização: Co.Bike

25/09 – Sexta

20h – Roda de Conversa V: Chega de assédio no transporte público
O movimento Chega de Assédio, a jornalista do El País, Marina Rossi, e o diretor da SP Trans, Ciro Biderman, irão discutir sobre o assédio sexual que as mulheres sofrem no transporte público. Serão discutidas as formas de educar a sociedade, auxiliar as vítimas e pressionar o poder público para debater o assunto e publicizar dados a esse respeito.
Realização: Virada da Mobilidade

Como a Bike pode beneficiar a sua vida e empresa?

Quer usar a bike para ir trabalhar, mas ainda não tem coragem? Tem uma empresa e quer estimular seus funcionários a utilizarem a bike para irem trabalhar? Então participe dessa atividade.

No dia 24 de setembro a Co.Bike irá fazer uma roda de conversa para trocar ideias sobre as vantagens de inserir a bicicleta na rotina da cidade. Preocupada em transformar a qualidade de vida das pessoas e conectar as necessidades dos ciclistas com ações públicas, a Co.Bike convidatodos que procuram estimular o uso da bicicleta na cidade e mudar os deslocamentos diários e o bem estar no cotidiano. A atividade também vai mostrar aos líderes empresariais como eles podem incentivar o uso de novas alternativas de transporte nas suas companhias e problematizar os desafios desse modal.

O objetivo é mudar paradigmas e inserir esse tipo de modalidade no trajeto casa-trabalho, mostrando os benefícios e desafios da bicicleta como meio de transporte do dia a dia, além do seu uso para o lazer. Também serão dadas dicas de segurança, explicações sobre direitos e deveres e instruções sobre a conduta certa, educada e gentil que os ciclistas devem assumir no trânsito.

O intuito dessas instruções é estimular o uso da bicicleta para deslocamentos de até 10 km na cidade, demonstrando aos potenciais ciclistas que é possível deixar de usar o automóvel, pelo menos uma vez na semana, para ir ao trabalho. Ao mesmo tempo, a atividade procurará conscientizar as empresas sobre a importância de sua participação nesse processo, desmistificando os modais alternativos ao carro e ajudando os empresários a incluir outras opções de transporte para seus funcionários e colaboradores.

Desafios e benefícios da bike na sua vida e na sua empresa
19h30 – 22h30
Rua Fidalga, 76, Vila Madalena

 

Ressignificando espaços públicos de São Paulo

Quem esteve em São Paulo durante a inauguração da ciclovia na Avenida Bernardino de Campos, que veio acompanhada do fechamento da Paulista, da abertura do Mirante 9 de Julho e do novo espaço gastronômico ‘Cozinha SP’ na Praça dos Arcos, no dia 23,  viu um monte de espaços públicos serem ressignificados na cidade.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, a ideia é que as 32 subprefeituras de São Paulo estabeleçam que uma de suas ruas sejam fechadas, aos domingos, para passeio. Os primeiros testes foram feitos em regiões centrais, mas a política pública também será instituída na periferia, “que é onde mais faltam áreas de lazer”, afirmou o prefeito. Por telefone, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura nos disse que a política ainda está sendo avaliada, mas que seu relatório deve ser divulgado assim que o estudo for consolidado.

Pode ainda ser cedo pra falar, mas já deu pra sentir uma mudança no astral dessas regiões da cidade. São Paulo, que sempre foi tida como hostil, parece ter mudado depois dessa ocupação de espaços públicos e um aumento no transporte ativo – o ciclismo, a caminhada, a corrida. Se você não esteve em nenhum desses lugares, basta ver as fotos: crianças aprendendo a andar de bicicleta, pessoas tomando Sol em plena Paulista, bandas tocando ao ar livre, transeuntes experimentando a comida da primeira cozinha comunitária da cidade e, no geral, cidadãos aproveitando a via pública para curtir o domingo. Quem não tem praia… tem Avenida Paulista!

Além da melhora do “astral” da cidade, o bom proveito de espaços públicos é muito importante para rompermos com o paradigma de fragmentação da cidade, uma noção adquirida depois do transporte motorizado individual ter dominado a locomoção viária. A ocupação das vias públicas volta a colocar na pauta o direito à cidade que, apesar de ser um direito civil como qualquer outro, caiu no esquecimento desde que os grandes centros urbanos cresceram e o desenvolvimento urbano e econômico passou a estimular o uso do carro individual e espaços fechados.

 

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Fala operador

Direitos do operador de telemarketing