Sintratel Cultural

Tá a fim de curtir o fim de semana, mas não sabe o que rola em SP? Para facilitar sua vida na capital, a Catraca Livre selecionou 5 programas imperdíveis e gratuitos, que rolam de sexta-feira a domingo!

Achou pouco? Nossa agenda reúne centenas de eventos lindos, baratos e 100% culturais para aproveitar todos os dias da semana – confira aqui!

  • 1. Aniversário do Bixiga une samba, graffiti e feirinha ao ar livre

    Crédito: Flavio Cabral - DivulgaçãoLegenda: Aniversário do Bixiga está recheado de programação cultural gratuita

    Um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo está completando 140 anos e quem ganha é você! O aniversário do Bixiga está recheado de atrações imperdíveis até o dia 1º de novembro – e tudo GRATUITO!

    Este ano, o Festival de Aniversário do Bixiga chega à 12ª edição. A festança une samba, jazz, graffiti, feirinha de antiguidades e artesanato, caminhadas guiadas, mostra fotográfica, teatro, passeio ciclístico e muito mais. Basta escolher uma atração e curtir.

    Saca só a programação do #fds:

    II Salão de Artes do Bixiga – Mostra Fotográfica 140 anos do Bixiga
    Onde: Espaço Cultural da Faculdade Paulista de Artes – Prof. Luiz Rogério Telles Scaglione – Av. Brigadeiro Luis Antonio, 1200
    Visitação: diariamente, das 10h às 17h
    Direção: Professora Doutora. Vera Lucia Telles 

    Das 9h às 17h: Feira de Artes e Antiguidades do Bixiga
    Onde: Praça Dom Orione

    Quer saber todos os detalhes? Clica aqui e se joga

  • 2. Bienal de Artes do Ouvidor 63 propõe a construção de novos mundos

    Crédito: Rose Steinmetz - Divulgação - Ouvidor 63Legenda: Fachada da Ouvidor 63, maior ocupação artística da América Latina

    Os amantes das artes têm um novo ponto de encontro em São Paulo: a Ouvidor 63, maior ocupação artística da América Latina. Até o dia 7 de outubro, das 14h às 20h, o prédio de 13 andares localizado no centro da cidade recebe a 2ª edição da Bienal de Artes do Ouvidor 63.

    O evento tem o objetivo de propor a construção de novas realidades a partir da cultura de compartilhamento, da inclusão e da abundância. O ponto de partida foram os 24 laboratórios gratuitos e abertos ao público interno e externo em áreas como história da arte, estética, estudos socioambientais, instalação, skate, marcenaria/cenografia e tatuagem.

    Mais de 300 artistas independentes criaram coletivamente as obras expostas ao longo deste mês – o que já é um contraponto entre a maioria das bienais de arte, cujos processos não são coletivos.

    Quer saber todos os detalhes? Clica aqui e se joga

  • 3. Cinema GRÁTIS: CCSP exibe filmes chineses premiados e inéditos

    Crédito: ReproduçãoLegenda: Longa "De Lan", de Liu Julie, integra a programação da 4ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo

    Se para você não existe nada melhor do que um cineminha, fique ligado na programação do CCSP – Centro Cultural São Paulo durante o mês de outubro. Entre os dias 4 e 14, a instituição exibe GRATUITAMENTE filmes chineses premiados e inéditos.

    A Mostra apresenta um panorama dos cineastas da Nova Geração da Mongólia Interior, região autônoma da China, além de retrospectivas do diretores Liu Jie e Qiao Lian. Para fazer este retrato da produção chinesa foram escolhidos 12 filmes.

    Quer saber todos os detalhes? Clica aqui e se joga

  • 4. Mulheres radicais ganham exposição coletiva na Pinacoteca de SP

    Crédito: Sandra EletaLegenda: "Edita (la del plumero), Panamá" por Sandra Eleta, integra exposição Mulheres Radicais

    De 18 de agosto a 19 de novembro, é possível viajar pela história da arte experimental feminina com cerca de 280 obras de 120 artistas em exposição no primeiro andar da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Nomeada “Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985“, a mostra coletiva reúne fotografias, vídeos e pinturas de 15 países distintos, dando visibilidade à produção de grandes artistas do século XX — como Lygia Pape, Cecilia Vicuña, Ana Mendieta, Anna Maria Maiolino, Beatriz Gonzalez , Marta Minujín, entre outras.

    Você pode visitar a exposição de quarta a segunda-feira, por R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada) – exceto aos sábados, que contam com entrada gratuita!

    As mulheres radicais surgem na arte para consolidar, em âmbito mundial, o patrimônio estético criado por mulheres que usam do próprio corpo para aludir — indireta ou diretamente – as inúmeras dimensões da existência feminina.

    Para a realização da mostra, as curadoras fizeram uma imensa pesquisa, desde 2010, que inclui viagens, entrevistas e análise de publicações em bibliotecas ao redor do globo.

    Quer saber todos os detalhes? Clica aqui e se joga

  • 5. Filmes, exposições e shows com temática LGBT+ agitam a zona leste

    Crédito: Roniel Felipe - Divulgação - Mostra ExcêntricaLegenda: Espetáculo "Cartas A Madame Satã Ou Me Desespero Sem Notícias Suas”, da Cia Os Crespos, integra programação da Mostra Excêntrica

    Representatividade importa! Por isso, entre os dias 2 e 27 de outubro, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada na zona leste de São Paulo, recebe a 5ª edição da Mostra Excêntrica, um dos mais importantes eventos com temática LGBT+existentes na cidade.

    Idealizada pelo Coletivo Sankofa, a intensa programação envolve teatro, cinema, performance, música, exposição e debate. E o melhor de tudo: as atividades são GRATUITAS. A ideia é discutir temas como corpo, sexualidade, identidade e arte.

  • Fonte: Catraca Livre
0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Fala operador

Direitos do operador de telemarketing