Telemarketing notícias

Hoje, 04 de julho, é a data em que se comemora o dia desta categoria 
que já chega a quase 2 milhões de funcionários em todo país.

Seja atendendo ou executando ligações durante toda sua jornada de trabalho, estão sempre sentados em frente ao computador, vivenciando o exercício cotidiano de suas tarefas: batendo metas, alcançando pontuações, ofertando produtos, resolvendo problemas, dentre diversas outras formas de atendimento criadas, sempre com o monitoramento constante de suas atividades.

Para garantir os direitos desses profissionais, leis específicas foram criadas ao longo do tempo - já que se trata de uma categoria ainda muito jovem - para regulamentar a classe, detalhando os direitos trabalhistas desses empregados, que muitas vezes são vitimas de desrespeito e assédio pelos seus empregadores.

Nesse cenário foi criado, o Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing de São Paulo), que nasceu da união de trabalhadores visando o cumprimento destes direitos.

O Sindicato está na luta constante pela valorização da categoria, e consequentemente, pela aprovação da regulamentação da profissão. A regulamentação da profissão é uma reivindicação que continua aberta e simboliza este, 04 de Julho - Dia dos Operadores.

A luta do Sintratel vem desde sua fundação (04 de julho de 1992) e resultou em alguns Projetos de Leis, que tramitam na Câmera dos Deputados e no Senado Federal em busca da Regulamentação da Profissão.

Enxergamos a aprovação como prioridade, tanto para toda Diretoria do Sindicato, mas, principalmente, para os que executam cotidianamente essa que já deixou de ser uma mera ocupação, para se tornar de fato uma profissão. Mas que demanda de leis que assegurem um mínimo de qualidade de vida, salários justos, enfim, regulamente.

Uma vez aprovada, representará mais direitos e segurança para todos os trabalhadores em telemarketing. Das mais diferentes funções dentro da profissão com suas especificidades serão definidas. O profissional será beneficiado e valorizado.

Sintratel: 27 anos de lutas e conquistas!!!
Em 4 de julho, comemoramos também a fundação do Sintratel,
que completa seus 27 anos...

O Dia do Operador de Telemarketing foi instituído no ano 2000, através da aprovação da Lei 362/2000, na mesma data de fundação do Sintratel, em 1992, que hoje comemora 27 anos de lutas e conquistas.

A escolha do dia foi uma maneira de homenagear este Sindicato, o primeiro de Trabalhadores(as) em Telemarketing da América Latina, que já se consolidou como o legítimo representante dos trabalhadores e trabalhadoras em telemarketing da Cidade de São Paulo e Região Metropolitana.

Ao longo de sua existência, o Sintratel esteve à frente de lutas que garantiram um número significativo de conquistas para a categoria.
Algumas dessas conquistas são:

Piso salarial garantido na Convenção Coletiva de Trabalho;
• Jornada de trabalho de 36 horas semanais;
• Proibição da aplicação de banco de horas nas empresas do setor, entre outros benefícios;
•Convenção Coletiva de Trabalho garantindo os direitos trabalhistas da categoria; 
•Auxilio creche para mães trabalhadoras;
•Participação Efetiva na elaboração do Anexo II da NR17.

Operador de telemarketing: NR-17

Antes de qualquer coisa, temos de lembrar que o operador de telemarketing está exposto a riscos no ambiente de trabalho. Assim, estamos falando sobre higiene dos fones, ergonomia das cadeiras, segurança do trabalho, tempo de trabalho, e muitos outros fatores. A NR-17 estabeleceu os parâmetros mínimos para o trabalho do operador de telemarketing, e esses parâmetros estabelecem:

  • Jornada de trabalho: máximo de 6 horas diárias e 36 horas semanais;
  • Pausas durante a jornada de trabalho: pausas e intervalos para repouso e alimentação são obrigatórios, além dos intervalos para repouso e alimentação (previstos na CLT). As pausas devem ser realizadas em dois períodos, de 10 minutos contínuos (após os primeiros 60 minutos de trabalho e antes dos últimos 60 minutos de trabalho). O intervalo para lanche deve ser de 20 minutos contínuos. Elas devem ser registradas eletronicamente ou em registro impresso, para fiscalização trabalhista, caso ela ocorra;
  • Necessidades fisiológicas: para atender necessidades fisiológicas, o trabalhador pode sair a qualquer momento do seu posto de trabalho, sem prejudicar sua remuneração ou avaliação. Não pode haver qualquer limitação de tempo para esse tipo de pausa;
  • Pausas após agressão: quando o operador é vítima de agressão, abuso verbal, ou físico por um de seus pares ou um de seus interlocutores, ele deve avisar seu supervisor, e terá direito a um intervalo para se recuperar do impacto emocional.

Comemorar, refletir e lutar...

Em 04 de julho comemoramos o Dia do Operador em Telemarketing, mas também devemos refletir sobre as condições que ainda atuamos nos Call-Centers, nas diversas formas de precarização que ainda estamos submetidos e somente através da luta incondicional pelos nossos direitos poderemos avançar ainda mais.

A Diretoria do Sindicato parabeniza você trabalhador e trabalhadora, que arduamente cumpre suas tarefas cotidianas, valoriza sua profissão e participa para garantir melhores condições de trabalho e crescimento profissional.

Operadores em Telemarketing: parabéns pelo seu dia!!!

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