Diante das medidas restritivas adotadas pelo governo de São Paulo o estado entrará a partir de segunda-feira (15) na fase emergencial do Plano São Paulo, que estabelece medidas mais restritivas do que a atual, vermelha. Igrejas terão as atividades presenciais interrompidas, os campeonatos de futebol ficarão suspensos e as escolas estaduais devem entrar em recesso escolar. A recomendação é que as redes municipais e particular de ensino sigam a medida.

Os serviços de Call center novamente foram colocados como atividades essenciais. Assim, o Sintratel como já o fez no início dessa crise sanitária reitera alguns pontos fundamentais de segurança, que já tem, inclusive, integrado nos Acordos realizados junto às empresas do setor, são eles:

Uso de máscaras;

Álcool gel disponível e acessível nas operações;

Higienização das P.As a cada troca de turno;

Intensificação do trabalho na modalidade home office;

Distanciamento adequado nos locais de trabalho (intercalando o espaçamento a cada P.A.).

Além dos Acordos Coletivos realizados por empresa, o Sintratel, também protocolou junto aos órgãos do Governo a prioridade de vacinação da categoria. "Uma vez que somos tidos como essenciais, nada mais justo do que também sermos considerados prioritários e cumprirmos nossas funções imunizados", concluiu o presidente da entidade, Marco Aurélio C. de Oliveira.

Que assim como entende essa medida necessária pelo Governo, vê que as empresas também podem contribuir. "Nesse processo intensificando o maior número possível de trabalhadores (as) na modalidade Home Office e implementando políticas de banco de horas nesse período, contribuindo também no número de trabalhadores(as) fora de circulação”, finalizou Oliveira.

As restrições têm previsão de durar até o dia 30, afim de tentar conter o avanço da pandemia do Coronavirus. O plano é diminuir a circulação de mais de 4 milhões de trabalhadores.