Telemarketing notícias

O Sintratel está firme na luta com os trabalhadores da Leads4Sales desde que a empresa iniciou uma série de desvios de atitude, com descumprimentos da legislação trabalhista e sonegação dos pagamentos dos direitos dos trabalhadores.

ReuniaoLeads-30-10-15-Site-1A última ação dessa luta foi uma reunião, no dia 30 de outubro, com o consultor da empresa CLARO SA (NET SERVIÇOS SA), Fábio Guimarães, o principal cliente da Leads, com cujo produto trabalhavam os empregados que tiveram seus diretos sonegados.

Em uma primeira reunião, realizada no dia 15 de outubro a pedido do Sintratel, os dirigentes sindicais esclareceram que a convocação do tomador de serviço se deu porque a empresa Leads não estava atendendo as solicitações do Sindicato para se reunir e buscar solução para o problema, tendo faltado até a Mesa Redonda no Ministério do Trabalho.

O Sintratel apontou para o representante da NET a responsabilidade dessa empresa com os trabalhadores prejudicados, uma vez que a legislação brasileira determina a responsabilidade solidária do tomador de serviços terceirizados. Ou seja, a NET também é responsável pelos maus atos da Leads e responde legalmente por eles.

Nesta reunião o Sindicato exigiu o compromisso da NET de honrar os pagamentos de direitos que a Leads negou aos trabalhadores. A grande vitória foi que a NET assumiu o compromisso. Vai usar para isso inclusive as verbas de pagamentos para a leads que foram retidas por ordem judicial gerada por processo impetrado pelo Sindicato. Esses pagamentos serão feitos da seguinte forma:

1 - Quitação integral dos direitos dos trabalhadores do 1º grupo, que é composto pelos primeiros cerca de 30 funcionários que foram demitidos pela Leads e receberam parte das verbas rescisórias a que tinham direito. Nesse caso, a Leads assinou acordo no Ministério do Trabalho para quitar a verbas integralmente, mas não cumpriu.

2 - Pagamento de até 50% de todas as verbas rescisórias acrescidas da multa determinada pelo artigo 477 da CLT para o  2º grupo de demitidos. Os funcionários deste grupo não receberam nada, e nem sequer tiveram a rescisão de trabalho realizada. Além disso a direção da Leads não compareceu a Mesa Redonda no Ministério do Trabalho para assinar acordo de pagamento.

3 - Liberação do seguro desemprego e do FGTS de todos os trabalhadores demitidos.

Quanto à situação dos trabalhadores que estavam prestando serviços na BGEK Contact Center, a NET se comprometeu a dar a resposta em breve, em nova reunião, após apuração interna. A BGEK foi contratada pela Leads4Sales, que estava quarteirizando serviços, e acomodou empregados da Leads que prestavam serviços para a NET.

O Sintratel foi representado na reunião pelos seus dirigentes Valmira Luzia da Silva e Alberto Paiva, acompanhados pela advogada Camila Barbosa e de membros da Comissão de Trabalhadores da Leads4Sales.