Duas notícias publicadas no site callcenter.inf.br chamam a atenção por colocar luz sobre a situação financeira das empresas de telemarketing.

As notícias abordam a situação da empresa Vector, instalada no nordeste, com planos de vir para o sudeste, especialmente São Paulo.

Elas mostram que a empresa teve crescimento de 28% com suas operações em 2015, totalizando a receita de R$ 32 milhões. E sua direção projeta para 2016 um crescimento mínimo de 20% nas operações, com o avanço dos negócios para além da região nordeste.

Leia abaixo as entrevistas:

Vector registra crescimento de 28%

Conquista de importantes clientes contribuíram para a receita de R$ 32 milhões

A Vector Contact Center anunciou crescimento de 28% com suas operações, em 2015, totalizando a receita de R$ 32 milhões. A empresa conquistou importantes clientes que impulsionaram os resultados financeiros. "O setor de contact center ... cresceu 4,7% em suas operações em 2015. E a Vector se posiciona como uma boa alternativa de fornecedor nesta área, justamente por unir custos competitivos e uma alta especialização da mão de obra", explica Gustavo Marinho, vice-presidente da Vector.

Em 2015, a companhia também completou 15 anos de atuação no mercado e departamentos essenciais dentro da empresa passaram por investimentos. Exemplo é a área de tecnologia que adotou parcerias estratégicas com universidades de Fortaleza para a absorção de mão de obra especializada, passou a desenvolver internamente plataformas de PABX e CRM 100% customizados e começou a oferecer aos clientes capacidade de operar com toda a infraestrutura de tecnologia de softwares e hardwares.

O departamento de RH também contribuiu para os bons resultados da empresa. "Só no ano passado, aplicamos o programa Líderes voltados a supervisores e coordenadores, o Treinamento Comportamental para Operadores do Call Center que já atingiu mais de 400 operadores. E os programas Líderes do Amanhã - com o objetivo de formar futuros gestores; o Programa Espaço Aberto - que visa estreitar o relacionamento dos mais diversos níveis hierárquicos através de encontros com o RH; Projeto Cegonha - acompanhamento especial com as grávidas; Programa Saúde sem Fronteiras - destinado a colaboradores com idade superior a 50 anos incluindo atividades na área de saúde com exames periódicos, nutrição, atividades física e, por fim, a Campanha Mensal de Valorização  - com ações temáticas para ajudar a dar qualidade de vida e melhorar a rotina do trabalho", revela Daniel Tavares, gerente de RH da empresa destacando que a Vector emprega hoje 1.500 pessoas. O setor foi, inclusive, alvo de premiações importantes como o CIC 2015.

A área de novos negócios também ganhou destaque. A empresa vislumbra expandir os negócios para outros grandes centros do Sul e Sudeste, como as cidades de Belo Horizonte e São Paulo.

Com cautela, mas otimista

Sem deixar efeitos da crise de lado, Vector projeta perspectivas melhores para o setor

Deborah Barra VectorApós um 2015 de muitos desafios diante da crise econômica brasileira, esse ano a expectativa é de que o quadro fique estável. Claro que há aqueles que acreditam numa piora, mas há também quem aposte em um cenário mais positivo, como é o caso da presidente da Vector Contact Center, Deborah Barra. "Acreditamos que ainda será um ano em que a palavra de ordem será cautela. Porém, as perspectivas estão melhores que 2015." Para ela, o setor de relacionamento com clientes continua necessitando de boas opções de atendimento com custos acessíveis e bons profissionais.

Ciente disso, ela conta que a Vector continuará investindo na capacitação e aperfeiçoamento das pessoas, além de avançar nas soluções próprias de tecnologia de informação. "Estamos projetando para 2016 um crescimento mínimo de 20% em nossas operações. Para tanto, investiremos também no pilar infraestrutura e novos negócios com escritórios fora da região Nordeste", completa. Em entrevista exclusiva ao portal, Deborah aponta suas expectativas para o ano, bem como os desafios e as tendências.

Callcenter.inf.br - Qual a expectativa para o mercado de contact center esse ano?

Deborah: Acreditamos que ainda será um ano em que a palavra de ordem será cautela. Porém, as perspectivas estão melhores que 2015. O setor de relacionamento com clientes continua necessitando de boas opções de atendimento com custo acessível e bons profissionais.

Qual deve ser o grande desafio das empresas do setor?

O grande desafio será entender as necessidades das empresas que estão contratando esse tipo de serviço. As propostas estão mais elaboradas e as empresas contratantes buscam aumentar a eficiência e a produtividade, além de racionalizar custos e reter clientes.

O que devemos ver como tendências?

Sem dúvida, a procura por tecnologias que integrem os atendimentos continuará sendo tendência. O mercado de call center percebeu a necessidade de unir os múltiplos canais de contato, tais como dispositivos móveis, Internet, chat e mídia social, a chamada abordagem omni-channel, para melhorar a experiência do cliente.

Quais são os planos da Vector para 2016?

A Vector continuará investindo na capacitação e aperfeiçoamento das pessoas, porém já estamos avançando nas soluções próprias de tecnologia de informação, justamente para acompanhar esta tendência de integração multicanal. Estamos projetando para 2016 um crescimento mínimo de 20% em nossas operações. Para tanto, investiremos também no pilar infraestrutura e novos negócios com escritórios fora da região Nordeste.