Fala Operador

PERGUNTA:
Na Central de telemarketing que trabalho, somos controlados na entrada, saída e  pausas pelo login do computador, inspecionados na catraca eletrônica toda vez que passamos o crachá. Além do desconforto e do estresse das filas, ainda recebemos ameaças de advertências. O que o Sintratel nos orienta?

RESPOSTA:
 - O Ponto eletrônico pode ser válido desde que não haja o “controle abusivo” da jornada de trabalho. O Sintratel  visando defender a categoria, já procuraram o Ministério do Trabalho para discutir a implementação dos pontos eletrônicos nas empresas conforme orientação dos orgãos competentes. Já apontamos às empresas a dificuldade gerada pelo grande número de trabalhadores(as) nas diversas Centrais de Telemarketing, que gera enormes filas e situações incômodas para os operadores(as) devido ao registro das saídas para alimentação, entrada e saída da jornada, além da impressão do ticket em papel dessas efetuações desnecessárias. A grande conclusão é que essa medida não produz garantias ao trabalhador para evitar fraudes no seu cartão de ponto e jornada. Hoje o registro ocorre no próprio computador e nas catracas de entrada via crachá.

O SINTRATEL continuará alerta para que o Ponto eletrônico não prejudique os trabalhadores(as) em telemarketing. O sindicato combate toda forma de violência e afirma que o controle excessivo sobre a jornada é pratica de assedio moral a ser banida do setor. Contate o SINTRATEL (11) 3358-1777.