Movimentos

Dia 25 de setembro é o aniversário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta data, milhares de indivíduos, organizações e instituições em todo o mundo estarão realizando ações para os ODS.

Participe desse movimento também! Realize uma ação na sua Central, no seu sindicato, na comunidade, tire fotos ou filme e publique nas redes sociais com as hashtags #ACT4SDGS #UGT #ODS.

Veja algumas sugestões de ações:

·         Participe de um programa de apoio a desabrigados ou migrantes na sua comunidade.

·         Na empresa, substitua o plástico por copos reutilizáveis.

·         Dê uma aula introdutória de ODS em uma empresa ou sala de aula.

·         Organize um debate ou uma manifestação pacífica pelos ODS na sua cidade.

·         Faça um trabalho voluntário.

·         Limpe uma praia ou uma praça do seu bairro.

·         Organize uma sessão de filmes sobre os ODS (disponibilizados no site do PNUD e do IBGE).

·         Organize um café sustentável.

O importante é não esquecer de tirar foto ou filmar e compartilhar nas redes sociais com as hashtags  #ACT4SDGS #UGT #ODS. Assim, a internet ficará repleta de boas práticas que poderão servir de inspiração para pessoas do mundo inteiro.

Para saber mais, acesse http://act4sdgs.org.

Histórico – Os ODS e a UGT

Em setembro de 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) tomou uma decisão histórica: alcançar o desenvolvimento sustentável mundial, em suas três dimensões (econômica, social e ambiental), com cultura de paz e parcerias, até 2030.

Isso inclui acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres; assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais; além de criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.

Esta iniciativa leva o nome de Agenda 2030. Seu principal mote: não deixar ninguém para trás. Para alcançá-la, foram determinados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas – e milhões de possibilidades.

Uma vez que a União Geral dos Trabalhadores (UGT) tem como princípio a luta pelos direitos do cidadão não apenas no que se refere a questões trabalhistas, mas também em temas de responsabilidade social, sejam eles relacionados à saúde, segurança, mobilidade, trabalho decente, inclusão, igualdade, meio ambiente, urbanitários, entre outros, em agosto de 2016, a Central atendeu ao chamado da ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, e implementou a Jornada 2030: 17 Objetivos para Mudar o Mundo.

A UGT é a única central sindical a integrar, como representante da sociedade civil, o Conselho Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A entidade possui Secretarias como a da Diversidade, da Mulher, Trabalho Decente, Indígena, Meio Ambiente, para Aposentados, Juventude, Acessibilidade, Trabalhadores Rurais, entre outras – todas promotoras de ações que visam atingir os 17 ODS.

Para conhecer cada um e fazer parte dessa rede, acesse http://jornada2030.com.br.