Marcio França, em sua saudação aos participantes do curso na abertura da atividade. Governador se solidarizou à luta dos trabalhadores e fez críticas a Reforma Trabalhista.

Mundo Sindical

Evento reuniu 320 dirigentes e funcionários dos sindicatos filiados para aprimoramento da sindicalização nas bases

A UGT-SP realizou na terça, 4 de setembro, na Capital paulista, o terceiro Curso de Sindicalização para o aprimoramento da ação sindical nas bases das entidades filiadas. Mais de 320 dirigentes e funcionários prestigiaram o evento, que contou com a presença de um convidado especial: o governador Márcio França, que foi anunciado pelo presidente em exercício da Central, Amauri Mortágua, e recebido com uma longa salva de palmas pela plateia.

Márcio França, crítico da reforma trabalhista, parabenizou a UGT-SP pela iniciativa e cumprimentou os trabalhadores presentes. Para ele, o curso é fundamental para os sindicatos e suas categorias, já que é voltado para qualificação de dirigentes e funcionários visando ampliar a sindicalização para fazer frente às reformas neoliberais patrocinadas pelo poder econômico e o governo federal. “É impressionante a falta de cuidado desse governo. Nega recursos para os sindicatos dos trabalhadores custearem suas ações, fazerem a defesa dos direitos de suas categorias, mas não deixa faltar dinheiro para as entidades patronais”, criticou o governador, sendo mais uma vez aplaudido pelo público. Na saída, Márcio França foi muito receptivo com os trabalhadores e dirigentes da UGT-SP.

O evento aconteceu na sede da Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo (AOMESP), no Centro da Capital. O governador compôs a mesa de trabalho ao lado de Amauri Mortágua, do deputado federal Roberto Santiago, também vice-presidente da Femaco (Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental do Estado de SP); do presidente licenciado da UGT-SP, Luiz Carlos Motta; da dirigente Juliana Rodrigues, do Sindicato da Saúde de Campinas e Região; de Neide Cutti, do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário e Urbano de São Paulo; e dos dirigentes da UGT-SP: Francisco Xavier da Silva, o Chiquinho, secretário-geral; Rogério Gomes Cardoso, secretário de Finanças; José Gonzaga da Cruz, secretário de Assuntos Jurídicos; Débora Ferreira, secretária de Organização e Políticas Sindicais; Edson André dos Santos Filho, secretário de Formação Política-Sindicalde; Marcísio Mendes de Moura, secretário de Comunicação e Imprensa.

Técnicas de sindicalização

Assim com fez no curso já ministrado em Jaú e São José dos Campos, a consultora Ioná Carmona, instrutora da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), auxiliada pela assistente Vivian Maria, ensinou técnicas de sindicalização mais eficazes para que as entidades tenham sucesso em atrair mais sindicalizados em suas bases.

Ela mesclou técnicas de neurolinguística aplicadas à sindicalização e experiências práticas de aprendizagem com exercícios de vibração, em que bexigas distribuídas aos participantes eram agitadas toda vez em que eles acreditavam que é preciso fazer mudanças para atingir determinados objetivos.

Segundo a consultora, é preciso que os responsáveis pela sindicalização conheçam a si mesmos para poder entender e cativar os interessados em fazer parte da entidade sindical. “Para conquistar novos sindicalizados, vocês precisam ser bons ouvintes, saber o que as pessoas querem. É preciso que elas fiquem satisfeitas com as respostas”, ensinou. Além disso, na hora de abordar o trabalhador, é preciso mostrar a importância da sindicalização. “Detalhe minuciosamente o que o sindicato oferece em termos de proteção de direitos, os serviços e benefícios à disposição do associado, e o quanto isso é importante para o fortalecimento da categoria e do sindicato”.

Para incentivar a plateia, Ioná e Vivian motivaram as pessoas a encarar os resultados negativos e fazerem a diferença para mudar o quadro. “Não existe fracasso, mas sim resultado que não atingiu o objetivo proposto. Se não der certo, aprenda com isso e comece a fazer diferente. Persista até conseguir um resultado melhor”.

Agora, os participantes do Curso de Sindicalização da UGT-SP vão multiplicar em suas bases os ensinamentos e aplicar na prática o que aprenderam, melhorando a eficácia da sindicalização.

Próximo curso

São José do Rio Preto é a base do próximo Curso de Sindicalização da UGT-SP. Será ministrado na quinta-feira, dia 6 de setembro, no Hotel Nacional Rio Preto (Rua Professor Carlos Ibanhez, 35 - Mansur Daud), a partir das 10h. As inscrições estarão abertas até hoje, dia 5. O Sindicato que já participou dos cursos anteriores pode inscrever outros diretores ou funcionários. Até agora, a iniciativa já foi prestigiada por 620 participantes.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da Central www.ugt-sp.org.br através do login e de uma senha de acesso que constam no convite do curso enviado a todos os filiados.

Para se inscrever, clique aqui: https://sistema.ugt-sp.org.br/

A programação do curso é a seguinte:

10h - Início do credenciamento

11h0 às 13h - Almoço grátis para todos os participantes

13h - Abertura

13h15 - Curso de Sindicalização - Parte 1

15h - Coffee break

15h15 - Curso de Sindicalização - Parte 2

18h - Encerramento com confraternização para interação dos filiados.

O curso é apostilado e o conteúdo e a programação são os mesmos.

Informações ou dúvidas, ligue (11) 3060-6920.