Mundo Sindical

Marrocos passa por um momento de fortalecimento do movimento sindical com o apoio da IndustriALL Global, que há oito anos tem ajudado os marroquinos na criação de entidades representativas de trabalhadores e que começa a dar resultados. Foram criados dois sindicatos nacionais no país: a Federação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias Siderúrgicas e Sintéticas de Metalurgia e Eletrônica (FNTSIME-UMT) e a Federação Nacional dos Trabalhadores Têxteis, Couro, Calçados e Vestuário (FNTTCCL-UMT).

As assembleias de fundação dos dois sindicatos tiveram o mesmo lema: “Por união forte em que os direitos sejam preservados e as liberdades sejam protegidas”. Centenas de delegados e líderes participaram das duas fundações, onde foram eleitos membros do comitê administrativo e escritórios nacionais.

A FNTTCCL-UMT elegeu 72 membros para sua comissão administrativa e 25 membros para as delegações nacionais, enquanto que a FNTSIME-UMT elegeu 91 membros para sua comissão administrativa e 23 membros para as suas delegações nacionais. Dentre elas foram selecionadas diversos jovens e lideranças que estiveram ativamente envolvidas nas redes e programas de capacitação do IndustriALL nos últimos anos.

Ambos os sindicatos pertencem à maior central sindical do Marrocos, a UMT. Durante a abertura, o secretário geral da UMT, Miloudi Moukharik, elogiou as lutas dos trabalhadores diante do ataque sistemático aos direitos e conquistas da classe trabalhadora. Ele criticou as empresas que restringem o trabalho sindical e pediu mais união e solidariedade para antecipar o futuro em uma estrutura organizacional que unifique e apoie a luta do setor.

“Criamos esses sindicatos para enfrentar os desafios, aumentar a solidariedade e consolidar o poder sindical nesses setores. O apoio e a solidariedade da IndustriALL foram essenciais para tornar realidade este grande projeto”, disse.

O secretário adjunto da IndustriALL, Kemal Özkan, afirmou:

“Esses dois novos sindicatos representam um importante acréscimo à força sindical nesses setores regional e globalmente. A cooperação com a UMT na realização desta iniciativa representa um modelo de solidariedade internacional que se baseia no trabalho empenhado dos nossos colegas marroquinos”.

Fonte: IndustriALL