Saúde

“Em defesa do SUS”

A saúde pública é um direito do cidadão e um dever do Estado - No Dia Mundial da Saúde, os movimentos sindical, social e popular vão às ruas defender um sistema que garanta atendimento à população!

Os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) devem ser de qualidade. É uma das necessidade básicas da população que é negligenciada pelo estado.

Ano após ano as verbas para o sistema de saúde diminuem. As filas e longos períodos de espera para atendimento só pioram. Não dá para aceitar esse descaso. A população precisa estar consciente da importância desse serviço e do seu direito a ele. E exigir das autoridades. Principalmente quando há uma forte tendência à privatização de todo o Sistema de Saúde brasileiro, com a transferência dos serviços públicos para as Organizações Sociais (OSs) – modelo privado que já eliminou os concursos públicos para contratação em alguns estados e municípios.

 

Caminhada em Defesa da Saúde Pública: O SUS para cuidar bem das pessoas

O QUE FALTA NO SUS PARA ELE CUIDAR BEM DE VOCÊ E DE TODAS AS PESSOAS?

Desde 1988, o Brasil tem um sistema de saúde dinâmico e complexo que se chama SUS – Sistema Único de Saúde – que se baseia nos princípios da saúde como um direito de todos os cidadãos e um dever do Estado.

Passados 27 anos dessa conquista do povo brasileiro, ainda brigamos pela total implantação do SUS. O SUS é uma conquista popular e só será implantado por inteiro com a participação de todos e todas. Por isso não cansamos de convocar a população a lutar para que se acabe com as limitações e dificuldades dos serviços públicos de saúde e a combater propostas que visam nada mais do que transferir lucros para a iniciativa privada.

Neste dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, nós da Plenária Municipal de Saúde e Plenária Estadual de Saúde de São Paulo, juntamente com os Movimentos Sociais e Populares, Usuários e Trabalhadores reafirmamos nossas bandeiras de luta:

  • Sim à responsabilidade do Estado de garantir as políticas sociais e econômicas que reduzam o risco de adoecimento e o acesso universal e igualitário a ações e serviços de saúde, sem transferi-los a entidades privadas, que só poderão atuar na prestação de serviços complementares;
  • Sim, aos direitos sociais e trabalhistas historicamente conquistados pelos trabalhadores;
  • Sim aos Concursos Públicos e a Planos de Carreiras que garantam remunerações decentes e boas condições de trabalho;
  • Sim à transparência dos gastos públicos;
  • Sim ao controle social com participação popular;
  • Sim ao financiamento de 10% da Receita Corrente Bruta da União, 12% das receitas dos Estados e 15% do Município;
  • Sim ao cumprimento das deliberações de Conferências Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde;
  • Sim, à implementação da Rede de Atenção Psicossocial, na perspectiva da Reforma Psiquiátrica e da luta antimanicomial;
  • Sim ao cuidado dos trabalhadores da saúde;
  • Sim às Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária em Saúde e à educação popular em saúde pública;
  • Sim a uma campanha nacional em defesa do SUS, de forma a combater a contrainformação usada pela mídia;
  • Sim à divulgação ampla do símbolo do SUS, um sistema que é público, integral, com equidade, com descentralização e participação;
  • Sim a retomada das unidades de saúde pública que atualmente estão nas mãos das Organizações Sociais e outras entidades da iniciativa privada;
  • Sim à retirada de qualquer subsídio do SUS aos Planos de Saúde Privada;
  • Sim ao Programa + Médicos e ao aprofundamento do debate e busca de soluções para falta de médicos no Brasil.

Convocamos a todos e todas para se unir a essa luta que precisa da participação de cada um e de toda a sociedade para ser vitoriosa!

SUS-Caminhada-2015

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar