Sintratel Cultural

Radio Garden é um projeto holandês de pesquisa radiofônica e digital, sem fins lucrativos, desenvolvido de 2013 a 2016, pelo Netherlands Institute for Sound and Vision, (sob supervisão de Golo Föllmer, da Martin Luther University of Halle-Wittenberg) pelo Transnational Radio Knowledge Platform e outras 5 universidades europeias. Segundo o serviço, a ideia é diminuir as fronteiras a partir do rádio.

Ganhou popularidade em 2016, quando superou a marca de oito mil estações cadastradas e, conforme anunciado na The Radio Conference 2016: Transnational Encounters, se tornou viral

Até mesmo sites que trabalham em conjunto com interfaces de streaming, como Billboard, demonstraram entusiasmo com a estréia do aplicativo em 2016.

Funcionamento

A interface do site é tridimensional de geolocalização, onde se navega através de uma representação do globo terrestre, escutando transmissões de estações de rádio locais, remetendo de certo modo, à tecnologia das rádios de ondas curtas, de longas distâncias, mas neste caso, o meio de propagação da edição radiofônica é por pacotes de dados (streaming) A página inicial, intitulada Live, o utilizador pode explorar no mundo, em tempo real, o que estão transmitindo as rádios locais. Para isso, basta rodar o globo terrestre. Traz ainda informações do país onde está a ser transmitido o sinal, qual a rádio e outras informações relevantes.

Variedade e design

Dentro do Radio Garden, as rádios são dispostas através de geolocalização e agrupadas por cidades. Segundo sites especializados, o design é formado por esferas esverdeadas sobrepostas ao mapa, que aumentam de tamanho conforme a quantidade de emissoras da região, é responsivo, clean. e foi desenvolvido pelas companhias alemãs Studio Puckey e Studio Moniker em parceria com o holandês Institute for Sound and Vision Estão disponíveis rádios em locais como Alepo, Havana, Sri-Lanka, Londres, Coreia do Norte, São Paulo, além de Nova Iorque, Lisboa, Moscou, etc há até rádios web alternativas, tal qual ocorre em concorrentes como TuneIn.

Interface e conversão

O site adotou o Domínio de topo genérico .garden, que originalmente era direcionado a profisionais de jardinagem e, como observado em sites especializados, a interface é toda responsiva e se adapta para qualquer browser e resolução[14] no entanto, o app na Google Play já tem mais de 5000 downloads e está avaliado com nota 4,4/5,0 .

Para a transmissão, o sinal gerado pela emissora deve estar convertido de edição radiofônica para streaming. O serviço depende de uma conexão com a internet para funcionar. Os formatos de conversão aceitos para streaming são mp3, ogg e aac.

Clique aqui e conheça a plataforma

 

Fonte: Wikipédia

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar