Loucas de alegria /Imagem: reprodução

Sintratel Cultural

Temáticas recorrentes no cinema espanhol, italiano e chileno

 

Não é fácil dialogarmos com nossos limites, carências e insanidades. Mas, a cura interior passa pelo encontro com aquilo que negamos em nós. E essa negação nos leva a apontar o dedo para a loucura do outro, sem perceber que nesse gesto os outros dedos ficam apontados para nós.

A arte cinematográfica possibilita esse encontro comigo mesma: enxergar as sombras que são minhas e não do outro. Vou comentar sobre alguns filmes que indiquei ao final da crônica “A loucura que habita em nós”.

Após cada filme, saímos questionando: quem é o louco realmente?

Loucas de Alegria (2016) é um filme italiano que nos leva a dialogar com a loucura que pode acometer pessoas de todas as classes sociais. O diretor Paolo Virzì conduz essa comédia dramática de forma impecável. Envolve, toca, sensibiliza, nos faz rir, emocionar e torcer pelas protagonistas.

Uma linda história de amizade, cumplicidade. Empatia, solidariedade, identidade entre duas mulheres diagnosticadas como “loucas” e que buscam o seu caminho, a sua cura, a superação de suas dores e traumas.

Para completar a beleza do filme, ele se passa na Itália, país pioneiro na luta antimanicomial. Onde o tratamento num hospital psiquiátrico pode significar esperança e não a reprodução permanente da loucura.

Ninguém sabe que estou aqui (2020) é um filme chileno que revela aos poucos o segredo de um jovem que vive isolado em uma ilha onde mora com o tio. De poucas palavras, fechado em seu próprio mundo e atormentado por lembranças traumáticas da infância.

Aos poucos o seu segredo do personagem é revelado. Uma história forte sobre as consequências da negação do outro, quando os interesses financeiros sobrepõem a relação de amor e o desabrochar das potencialidades.

Não estou louca (2018) é uma comédia chilena de superação e redescoberta feminina.

Após uma experiência de traição, a protagonista vai parar numa clínica de reabilitação. Quando aprende a gostar de si e retomar as rédeas de sua vida.

Dezessete (2019) película espanhola sobre transgressão. Jovem de 17 anos rouba um respirador para a avó. É denunciado pelo próprio irmão (que quer corrigi-lo) e vai para o reformatório. Quando foge, vive uma jornada curativa na companhia do irmão mais velho, da avó e de um cão.

Uma bela história sobre a complexidade dos relacionamentos familiares, solidão, abandono, contravenções, mágoas, desencontros, afastamentos e o resgate através do diálogo e vivências que vão revelando a essência de cada um. Quando as famílias rotulam seus membros, ou criam um bode expiatório, não conseguem perceber a luz que há no outro.

A Juventude (2015) italiano, do diretor Paolo Sorrentino, nos leva a repensar a vida, nossos valores e crenças; nossas potencialidades, limites e como queremos envelhecer (o que agregar, o que descartar, o que elaborar em termos psíquicos e afetivos).

A trilha sonora e a fotografia são belíssimas. Paisagens de tirar o fôlego! Os diálogos existenciais são primorosos.

O diretor aborda com seriedade e ao mesmo tempo com leveza: o passado, o presente e o futuro; a vida e a proximidade da morte; as relações de amor; de amizade; o envelhecimento; as frustrações; os bloqueios, as mágoas, as insatisfações, tudo que paralisa e que tira a possibilidade de acreditarmos em nós mesmos. Todos carregam raivas agudas em seu âmago e que em algum momento do filme vai explodir e sair (sempre através de belos diálogos). O filme contrasta permanentemente a juventude e o envelhecimento, mas, sem fazer distinção, como se ser jovem fosse algo bom e ser idoso fosse ruim. Pelo contrário, em qualquer idade somos desafiados a lidar com: a frustração; a decepção amorosa e as perdas.

Loucuras de Amor (2021) uma comédia romântica espanhola que aborda com seriedade, respeito, cuidado e delicadeza a temática dos distúrbios mentais, como: síndrome de Tourette, bipolaridade e outras síndromes obsessivo-compulsivas. Apesar de ter momentos divertidos, o filme mostra a dor vivida por aqueles que são portadores de transtornos mentais e por aqueles que com eles convivem.

Somos convidados a identificar concepções equivocadas que nos acompanham e a refletir sobre o amor verdadeiro, quando assumo o outro com suas diferenças e singularidades. Ao invés de tentar muda-lo para que se encaixe numa suposta normalidade social.

 

Beatriz Herkenhoff é cinéfila e testemunha da importância da terceira arte nesses tempos de #isolamentosocial. Doutora em serviço social pela PUC São Paulo, professora aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Fonte: https://construirresistencia.com.br/loucura-e-a-transgressao/

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar