Reunião da Campanha Salarial 21/22 teve nova rodada de negociações na manhã da quinta-feira (24/02/22) e o patronal melhorou sua proposta econômica, mas travou as discussões indicando mudanças na redação da Convenção Coletiva dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing.

Na manhã desta quinta-feira (24/02/22) aconteceu nova rodada das negociações da Campanha Salarial dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing.

Depois da negativa que o Sintratel-SP havia feito na última proposta, o Sintelmark (sindicato patronal), trouxe uma nova devolutiva das cláusulas econômicas para apreciação, foram elas:

• Piso: 10,06%(IPCA) - R$1.216,16, a ser pago na folha de março;
  • Abono - R$222,32 a ser pago em duas vezes, nas folhas de Abril e Maio/22;
  • Demais salários: 7% a ser pago na folha de março;
  • Abono a ser pago em duas vezes, nas folhas de Abril e Maio/22;
  • 8% no vale refeição: R$8,80 para R$9,50 - 6h/dia - R$12,10 para R$13,00 - 8h/dia;
  • Auxílio Creche: 8%, de R$178,00 para R$192,24;
  • PLR: R$198,00.

Porém, ao final da proposta trouxeram a discussão em algumas cláusulas querendo alterar suas redações e retirando a autonomia do sindicato, bem como a consulta aos trabalhadores (as) em assembleias (como sempre realizamos) para: banco de horas, compensação de jornada e jornada 7'12'', o que traz impacto direto nas condições de trabalho, caso não tenha a devida assistência do sindicato, trazendo possíveis prejuízos de ordem física, psíquica, mental e até econômica, aos que trabalham.

"Num ano de Pandemia, onde tivemos enormes perdas, somada a inflação galopante que os/as trabalhadores/as amargam, querer propor a retirada do devido acompanhamento do sindicato na forma de organização do trabalho da nossa categoria é inadmissível, pontuou Marco Aurélio C. de Oliveira, presidente do Sintratel.

Marco Aurélio, ainda concluiu, "aguardamos sensatez por parte do patronal, o que esperamos é a manutenção ou avanço das cláusulas que possibilitem condições dignas no ambiente de trabalho, respeito ao sindicato representante da categoria, e apesar do momento econômico que vivemos no país, a discussão objetiva do tema que tanto nos interessa e mexe no bolso da trabalhadora e trabalhador".

O sindicato patronal Sintelmark ficou de realizar uma nova reunião com seus pares a fim de trazer uma nova posição nas negociações.

Enquanto isso, a Campanha Salarial 21/22 segue.