Marco Aurélio Oliveira, presidente do Sintratel participou, na tarde desta segunda-feira (13/02), de forma virtual, de uma reunião entre entidades que representam o setor de Telecomunicações e Telemarketing/Teleatendimento filiadas a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A reunião teve como objetivo debater os diversos problemas que o setor vem enfrentando, principalmente no que se refere a uma revisão da medida do bloqueio 0303 e 0304, a criação do selo de qualidade para as empresas corretas, e principalmente, a manutenção dos empregos, pois segundo a LCA Consultores, no ano de 2022 terem sido fechados 35.583 postos de trabalho.

Marco Aurélio expôs a importância do setor como gerador de empregos. ”O Call Center hoje emprega mais de 1, 4 milhão de trabalhadores e trabalhadoras, com sua maioria formada por jovens, mulheres, afrodescendentes e população LGBTQIA+”.

A reunião contou com a participação de Ricardo Patah, presidente nacional da UGT que ressaltou a importância do setor para a economia do País, além de reforçar que o setor é a porta de entrada de jovens que estão iniciando no mercado de trabalho.

Os sindicalistas levantaram o aspecto da valorização do telemarketing e do atendimento humano nas ligações, e segundo pesquisa da ABT (Associação Brasileira de Telesserviços), 83% da população preferem e 78% entendem que o atendimento humano nas ligações satisfaz suas necessidades, trazendo mais segurança.

A Anatel informou que está elaborando um relatório, ouvindo as entidades interessadas, e que buscará ações menos repressivas e a construção de um sistema saudável de ligações.