Mundo Sindical

Segurança e saúde no ambiente de trabalho é um conjunto de normas e procedimentos legalmente exigidos às empresas e funcionários visando prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física do trabalhador e da trabalhadora.

Mas muitas vezes essas normas são descumpridas pela imposição de exigências, pressão por metas e pontuações, robotização no atendimento, monitoração rígida, controle das idas ao banheiro, ausência de pausas e descansos, dentre várias outras situações a que estamos submetidos nas Centrais de Atendimento, que acometem não só nossa saúde física, mas também psíquica.

Visando despertar a conscientização sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho é que foi estabelecido: o Abril verde. O mês foi escolhido devido as duas datas importantes que acontecem no período: 7/4 - Dia Mundial da Saúde e 28/4 - Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

A ideia é disseminar informações que possam despertar e instruir os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e salientar aos empregadores a importância da emissão da Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT).

Segundo informações do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, no período de dez anos (2012-2021) somaram o total de 22.954 mortes no mercado de trabalho formal brasileiro. Em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, um aumento de 30% em relação a 2020.

Em 2022, houve 612,9 mil acidentes de trabalho, com 2.538 óbitos registrados para pessoas com carteira assinada. Isso demonstra que a mortalidade no mercado de trabalho formal voltou a apresentar a maior taxa dos últimos dez anos, com sete notificações a cada 100 mil empregados, em média. Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil.

Para alertar sobre esse aumento, diversas instituições e entidades realizam ações ao longo do mês para alertar os trabalhadores sobre a importância da prática consciente do trabalho sem adoecimentos e perda, já que dados do Ministério Público do Trabalho apontam que os números de acidente de trabalho e mortes acidentais voltaram a crescer.

Data

O Dia Mundial de Prevenção de Acidentes do Trabalho é celebrado anualmente em 28 de abril. Essa data foi escolhida em memória às vítimas do acidente ocorrido em 1969, quando uma explosão em uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. Desde então, o dia 28 de abril passou a ser reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção de Acidentes do Trabalho, como forma de alertar sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.