Há seis décadas, o Brasil vivenciou um dos momentos mais sombrios de sua história: o golpe de 1964, que instaurou um regime ditatorial que durou até 1985. Esse período de repressão, censura e violação de direitos humanos marcou profundamente a sociedade brasileira, incitando uma luta contínua pela liberdade e pela democracia.
Apesar das adversidades, a resistência dos brasileiros se fez notar em diversos setores, especialmente no âmbito trabalhista, onde sindicatos e trabalhadores organizaram movimentos que foram cruciais para a redemocratização do país.
A luta trabalhista contra o regime ditatorial foi marcada por greves e manifestações que desafiaram as proibições e a repressão impostas pelos governos militares. Sindicatos, muitas vezes operando na clandestinidade, foram peças-chave na organização desses movimentos, demonstrando a força e a resiliência dos trabalhadores brasileiros.
Essa mobilização não apenas reivindicava direitos trabalhistas que haviam sido suprimidos, mas também clamava por liberdade e pelo fim da ditadura, contribuindo significativamente para o processo de redemocratização.
Hoje, ao refletirmos sobre os 60 anos do golpe militar, é imperativo reconhecer a importância da democracia, apesar de suas imperfeições. A história ensina que a luta por um regime democrático é constante e requer a participação ativa de todos os setores da sociedade.
Os desafios enfrentados pelos brasileiros durante a ditadura reforçam a noção de que a democracia, com todas as suas falhas, ainda é o melhor regime para garantir a liberdade e os direitos dos cidadãos.
O legado da resistência contra a ditadura nos lembra da necessidade de valorizar e defender a democracia, assegurando que as sombras do passado não se repitam no futuro.

Marco Aurélio Oliveira - Presidente do Sintratel