Em uma sociedade cada vez mais consciente das questões de saúde e segurança no ambiente laboral, o Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing) abraça a causa do movimento Abril Verde. Este movimento, originário do Brasil, visa sensibilizar a população sobre a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, escolhendo o mês de abril para suas ações em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 28.
Durante o Abril Verde, o Sintratel, juntamente com outras entidades, promove uma série ações para  reforça a necessidade de uma cultura de prevenção, destacando o papel fundamental que cada trabalhador e representante empresarial desempenha na construção de um ambiente de trabalho seguro.
A colaboração entre a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é destacada como essencial para o sucesso do Abril Verde. A sinergia entre essas duas entidades pode ampliar o alcance e o impacto das ações de conscientização. Por exemplo, inspeções realizadas pela CIPA durante a semana da SIPAT podem envolver ativamente os colaboradores na identificação de riscos e na implementação de medidas corretivas.
Além disso, o apoio da CIPA no oferecimento de palestras e treinamentos específicos durante a SIPAT aproveita a expertise acumulada, promovendo uma verdadeira troca de saberes entre os representantes dos trabalhadores e da empresa.
Assim, a parceria entre CIPA e SIPAT, com o apoio de sindicatos como o Sintratel, potencializa a conscientização e a promoção da saúde e segurança no trabalho, fazendo do Abril Verde um marco na luta por um ambiente laboral mais seguro e saudável para todos.