O Sindicato

Plano de Atuação

As metas apresentadas baseiam-se no desenvolvimento de compromissos do mandato da diretoria vigente e têm como objetivo o planejamento e o detalhamento da atuação de cada diretoria no cotidiano do Sintratel:

*Representar polí­tica e sindicalmente a categoria e a entidade.

*Regulamentação da categoria em TELEMARKETING.

*Apoiar a organização dos Jovens Trabalhadores na UGT.

*Telemarketing é retratado na CBO (veja abaixo): Além da importância da CBO para os trabalhadores e categorias profissionais, os dados coletados no documento também são de suma importância.

*Fazer-se representar junto à  UGT e a fóruns sindicais e sociais dos quais participa.

*Planejar e organizar entidades similares em outros estados.

*Organizar a Federação Nacional dos Trabalhadores em Telemarketing.

*Participar eventualmente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações e Informática, bem como do debate sobre estruturação de ramos de atividade.

*Consolidar o Sintratel Campinas e o Sintratel Ribeirão Preto.

*Planejar a interiorização e expansão do sindicato para as principais cidades. 

*Encaminhar a criação de Organização por Local de Trabalho (Comissão por Empresa).

*Potencializar o papel do cipeiro como representante de base.

*Realização do Congresso dos Trabalhadores em Telemarketing para organizar a categoria e debater a situação do país e do rumo econômico, a partir de delegados eleitos nas principais empresas.

*Realizar Campanha de Sindicalização.

*Ampliar o serviço do Departamento de Telemarketing da entidade; ampliaçães dos convênios e edição de guia de serviços.

*Fixar Normas e Regras Administrativas do Sindicato.

*Estruturar o departamento de Comunicações do Sintratel, com o desenvolvimento de um plano para a área.

*Implementar um sistema de telemarketing - Central de Relacionamento com o Trabalhador(a) -  visando aprimorar a comunicação com a categoria.

*Divulgar o Sintratel em novas empresas.

*Editar boletins especí­ficos sempre que necessário.

*Desenvolver estudos e pesquisas sobre a situação do setor de telemarketing . Interlocução junto a organismos especializados para parcerias e contatos. Pesquisar a categoria a partir da homologação.

*Lutar contra a precarização do trabalho, realizando fiscalizações organizadas (Blitz) a empresas que desrespeitam os direitos dos trabalhadores, em especial cooperativas fraudulentas, empresas que não registram a CTPS e que não cumpram a convenção coletiva.

*Estudar possí­veis ações jurídicas coletivas relacionadas às demandas de toda a categoria.

*Ampliar a assistência jurídica ao associado.

* Encaminhamento para os CEREST ( Centro de Referencia do Trabalhador), para avaliação de doenças ocupacionais.

*Ampliar o Centro de Formação Profissional, com a melhoria na qualidade e na divulgação do curso de telemarketing, bem como o aumento do número de vagas e diversificação dos cursos oferecidos.

*Investir na reelaboração das aulas de "Noções de Cidadania", visando melhorar sua qualidade e sua função de formação sindical dos trabalhadores que passam pelos nossos cursos.

*Realização de cursos periódicos para a formação sindical e polí­tica da diretoria.

*Realizar seminários temáticos e debates de formação para a categoria.

*Acompanhamento cotidiano das CIPA's (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Estruturação de um encontro periódico de cipeiros da categoria.

*Organizar grupo de estudo sobre doenças profissionais. Discussão de luta comum em conjunto com categorias com grande incidência de enfermidade e com a UGT. Parceria com organizações médicas e cientí­ficas para o debate da questão. Apoio no encaminhamento clí­nico e jurÃídico aos trabalhadores.

*Realizar Seminários sobre a Saúde do Trabalhador.

*Discutir e definir um calendário geral de eventos permanentes do Sindicato. 
Criação do "Espaço Cultural Sintratel", com realização de oficinas e atividades nas diversas áreas da cultura.

*Estruturação da Colônia de Férias dos trabalhadores em Telemarketing.

*Ampliação do número de convênios e benefí­cios prestados aos associados, desenvolvendo, junto à tesouraria, essas iniciativas, com maior divulgação do Guia de Convênios.

*Estruturar a Comissão de Mulheres do Sintratel. 

*Realizar atividade e organizar a Comissão de Trabalhadores(as) Negros.

*Participar das discussões sobre meio ambiente, drogas, violência, entre outras questões prementes.

 

Percepções e proposições sobre a organização do Trabalho em Telemarketing 

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação - CBO o trabalho no setor de telemarketing  é diversificado e a famí­lia telemarketing classificação 4223 abarca profissionais com perfis e atividades diferenciadas e conforme a descrição sumaria da CBO esses profissionais atendem usuários, oferecem produtos, prestam serviços de informação ao cliente, realizam vendas, cobranças, prestam serviços técnicos, analise de crédito e de qualquer documentos relacionados aos clientes das mais variadas relações comerciais.

Assim, esse grupo de empregados encontra-se como setor de funcionários intermediá¡rios entre as operações tradicionais (ativa e receptiva) CBO 4223/05/10 e as modalidades técnica CBO 4223/15 utilizado outras tecnológica e conhecimento para desenvolver o trabalho na central de atendimento.

Vale salientar que a gratificação de todos os funcionários passa pela garantia de um salá¡rio e bonificação (comissão/premiação) diferenciada conforme sua função, a exemplo do que já é praticado no mercado.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÃO (CBO)

LinK: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTituloResultado.jsf

Atendente central telemarketing

4223-15

   

Atendente de informações (telemarketing)

4223-15

   

Atendente de telemarketing

4223-15

   

Encarregado de telemarketing

4201-35

   

Operador de atendimento receptivo (telemarketing)

4223-15

   

Operador de suporte técnico (telemarketing)

4223-20

   

Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

4223-05

   

Operador de teleatendimento hí­brido (telemarketing)

4223-10

   

Operador de telemarketing ativo

4223-05

   

Operador de telemarketing ativo e receptivo

4223-10

   

Operador de telemarketing bilí­ngue

4223-20

   

Operador de telemarketing especializado

4223-20

   

Operador de telemarketing (operações hí­bridas)

4223-10

   

Operador de telemarketing receptivo

4223-15

   

Operador de telemarketing técnico

4223-20

   

Operadores de telemarketing

4223

   

Supervisor de telemarketing e atendimento

4201-35

   

Teleoperador ativo (telemarketing)

4223-05

   

Teleoperador de apoio (telemarketing)

4223-20

   

Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

4223-20

   

Proposta de valorização dos trabalhadores em telemarketing

Tipo de operação

 

 Analise da atividade laboral

Operação receptiva SAC

 

 Atendimento através do telefone ao cliente para  esclarecer  quaisquer  questões relacionadas  ao produto/serviço  comercializado  pelo  tomador de  serviço.

Opera. Ativa - venda

 

Abordagem do publico através do tele fone a fim de que realizar  a  aquisição  por  estes  de produtos e  serviços  comercializados  pelo  tomador de  serviço

Opera. Hibrida

 

Atendimento através do telefone ao cliente para  esclarecer  quaisquer  questões relacionadas  ao produto/serviço e  durante  o  contato  pode comercializar  os  novos  serviços  e  produtos  disponibilizados   pelo  tomador de  serviço

Opera. Retenção  =

 Operação  especializada  exemplos: Paulista  serviços, Ingresso  Fácil 

 

 Acolhe a reclamação do cliente  através do  telefone  e  busca  solucionar  o  problema  mantendo  o serviço ou utilização  do  produto   modificando  a  oferta  ou uso  do mesmo  a  fim  de garantir  a  satisfação  do  cliente.

Opera. Back Office  assistente no Ponto de atendimento/tmk  operação 

Especializada

Exemplo; Uranet, Net Shoes ...

 

  Podem ter formação profissional  diferenciada; acadêmica/ técnica /  treinamento  especifico Tem  como  objetivo  acolher   a  reclamação  do  cliente   indireta  ou  diretamente   , utilizando  alem  do  telefone  outros recursos  para realizar  o  trabalho  (internet, sistemas de  informação  cadastrais, analise  investigativa  dentre outras.  Eles  buscam     solucionar  o  problema  mantendo  o serviço ou utilização  do  produto  e  se  preciso  propondo  a    modificação  do  uso   a  fim  de garantir  a  satisfação  do  cliente. Esses profissionais podem auxiliar  a supervisão da central  depurando  dados para  o envio  dos  mesmos  aos  superiores  hierárquicos e auxilia na qualidade do atendimento.

 

Outros grupos laborais

Bilí­ngue  exemplos ; Sitel, Teletech..

 

Atendem, abordam e encaminha qualquer  procedimento  junto  ao  cliente e  para  estabelecer  o relacionamento  comercial  utiliza  a sua capacidade de  falar  o  idioma  do  cliente.  Assim, esse profissional pode desenvolver a sua  atividade em  qualquer  operação    de telemarketing, ativa, respectiva, hibrida, técnica dentre  outras.

Operação técnica  - exemplos Porto  Seguro, Paulista  Saúde, In House...

 

Atendem,  e encaminham e  aplicam   diversos   procedimento  junto  ao  cliente e  para  estabelecer  o relacionamento  comercial  utiliza  a sua capacidade técnica.

 

0
0
0
s2smodern

Fala operador

Direitos do operador de telemarketing