Sintratel Cultural

COM PROJETO ARQUITETÔNICO DE OSCAR NIEMEYER E PAISAGÍSTICO DE BURLE MARX NA ZONA SUL DE SÃO PAULO, O IBIRAPUERA LIDERA LISTA PUBLICADA PELO JORNAL BRITÂNICO THE GUARDIAN

Apesar da lista dos 10 melhores parques urbanos do mundo criada pelo The Guardian não ter ordem classificatória, o Parque Ibirapuera recebeu o maior destaque na reportagem publicada na última sexta-feira, dia 7 de agosto.

“O parque é exuberante, curvilíneo em todas as direções, às vezes misterioso, e às vezes surge em cores poderosas”, diz o texto.Os outros nove parque citados na reportagem são: Buttes-Chaumont (Paris); Boboli (Florença); High Line (Nova Iorque) Landschaftspark (Duisburg-Nord); Hampstead Heath (Londres); Park Gell (Barcelona); Summer Palace (Pequim); Olmsted Parks (Louisville) e Birkenhead Park (Merseyside).

A grandiosidade do parque paulistano, que possui 221 hectares, além dos projetos arquitetônico, criado por Oscar Niemeyer, e paisagístico, idealizado por Burle Marx (mas modificado e executado pelo agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes), foram destacados na matéria.

Considerado o mais importante parque urbano da capital paulista, o Ibirapuera recebe, de acordo com dados da prefeitura de São Paulo, mais de 150 mil visitantes por fim de semana em busca de atividades de lazer e esporte, mas também para aproveitar sua extensa agenda cultural.

Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos), Wilson Poit, a liderança do parque na lista ressalta a importância dele para a cidade.

Ibirapuera