Direito trabalhista é igual feijão, sem pressão não fica bom e os trabalhadores e trabalhadoras da empresa Vikstar, neste fim de ano, puderam comprovar a veracidade desse provérbio.

Assim que o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing (Sintratel) recebeu as primeiras denúncias de atraso no pagamento do 13º salário, a empresa foi notificada, teve que reconhecer a quitação do débito acrescido de multa, já que o pagamento aconteceria fora do prazo legal.

Conforme ficou acertado com a empresa em reunião com o Sindicato, no final do dia 21/12, 30% dos valores devidos aos operadores e operadoras foi pago, os outros 70% deverão ser quitados até o dia 24 de dezembro.

Agora a luta deve ser para que os demais funcionários (as) também sejam contemplados (as).

Já que a empresa solicitou o prazo de até 48 horas, a partir da última reunião realizada com o Sintratel, prazo que vence nesta quarta-feira (23), para apresentar o plano de pagamento para esses (as) trabalhadores (as).

Segundo Dario Pinheiro Ferreira, diretor do Sintratel e representante sindical na empresa a atuação do sindicato foi fundamental para organizar os trabalhadores, negociar com a empresa evitando que esse atraso pudesse culminar em uma greve.

“Os (as) trabalhadores (as) acharam uma tremenda falta de respeito o que aconteceu, pois ninguém veio comunicar com antecedência, em compensação, no último dia para pagamento do 13º, quando todos já haviam feito seus planos para o uso desse dinheiro, recebemos um comunicado por mensagem de que iriam atrasar o benefício”, explica Dario.

“Sintratel sempre correu junto com os trabalhadores da Vikstar, mas esse ano esteve mais presente porque nós trabalhadores sofremos com alguns atrasos de salário, contudo essa atuação rápida do sindicato em resolver nosso problema do 13º salário, conseguindo até adiantar a data de pagamento proposta pela empresa mostrou a força e o comprometimento da entidade em defender nossos direitos”, concluiu o diretor.