Por Marco Aurélio, presidente do Sintratel

O dia 25 de outubro de 2026 está marcado como um dos capítulos mais importantes da nossa história. Mais do que a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas, celebramos a força da democracia e a decisão soberana da população de continuar vivendo em um Estado Democrático de Direito.

Nossa Constituição Federal, nossos direitos fundamentais e nossas liberdades são conquistas que não podem ser colocadas em risco por nenhum projeto de poder. Hoje, mais uma vez, o povo brasileiro mostrou que é nas urnas, por meio do voto livre e democrático, que decidimos os rumos do nosso país.

Para mim, essa vitória representa muito mais do que a eleição de um presidente. Representa a vitória da democracia diante de um projeto que considero autoritário e que ameaçava princípios fundamentais da nossa sociedade. A alternância de poder é essencial. Nenhum governante ou grupo político pode estar acima da vontade popular.

Hoje é dia de festa! É a festa da democracia! É o momento de comemorar porque o Brasil reafirmou seu compromisso com a liberdade, com o respeito às instituições e com o direito de cada cidadão escolher seus representantes.

Como presidente do Sintratel, sei que a democracia também está diretamente ligada à vida dos trabalhadores e trabalhadoras. É por meio dela que conquistamos espaço para reivindicar melhores salários, condições dignas de trabalho, redução da jornada, valorização profissional e mais justiça social.

Os direitos que temos hoje são resultado de muita luta. O direito de organização sindical, de manifestação, de negociação coletiva e de reivindicação não surgiu por acaso. São conquistas que dependem de um ambiente democrático e que precisam ser defendidas diariamente.

Independentemente de nossas posições políticas, precisamos compreender que não existe democracia sem respeito às diferenças, sem liberdade de expressão e sem o reconhecimento de que a soberania pertence ao povo.

A vitória nas urnas também traz responsabilidades. Precisamos continuar trabalhando por um Brasil mais justo, com menos desigualdade, mais oportunidades e dignidade para todos. A eleição termina, mas a luta por direitos, cidadania e justiça social continua.

Hoje, meu sentimento é de esperança e alegria. O povo fez sua escolha, e essa decisão precisa ser respeitada.

Viva a democracia! Viva o povo brasileiro! Que nunca nos falte liberdade para escolher, coragem para lutar e união para construir um país melhor para as próximas gerações.