Nesta quarta-feira (03), quando o governador João Doria confirmou que todos os 645 municípios do estado regredirão para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir deste sábado (6), houve a divulgação de que apenas serviços essenciais serão permitidos na capital e no resto do estado, entre eles o Call Center.

O Sintratel entende que o serviço de call center é fundamental para o bom funcionamento das cidades, uma vez que os operadores e operadoras estão presentes na segurança pública, no setor hospitalar, entre outros e a interrupção desses serviços pode colocar em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

Contudo o Sindicato alerta que é preciso manter e ampliar todos os protocolos de segurança para a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de Telemaketing.

Desta forma, o Sintratel ampliará suas ações, que já vem fazendo desde o início da pandemia, para garantir que as empresas tomem todos os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus nos locais de trabalho, entre elas, reforçar importância da ampliação da modalidade do Teletrabalho/Home Office, onde conseguimos atingir anteriormente mais de 40% das operações.

Além disso, o Sintratel encaminhou ao Ministro da Saúde, gen. Eduardo Pazuello, ofício para inclusão dos trabalhadores e trabalhadoras em telecomunicações e serviços de call center no grupo prioritário para receber a vacinação contra a Covid-19, visto que o setor é considerado trabalho essencial, veja aqui o texto na íntegra.

A fase vermelha é a etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais e ficará em vigor até o próximo dia 19 de março, a medida foi adotada devido ao aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus.

Poderão funcionar

Foram considerados como serviços essenciais pelo governo de SP: Hospitais, clínicas odontológicas, farmácias e estabelecimentos de saúde animal; supermercados, hipermercados, açougues, padarias, lojas de suplemento e feiras livres (que não terão consumo permitido no local); serviços públicos e privados de segurança; meios de comunicação social; setores da indústria e construção civil; hotéis, lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, bancos, lotéricas, serviços de call center, centros de assistência técnica de produtos eletrônicos, bancas de jornais e atividades religiosas; espaços de locação de veículos, oficinas de veículos e estacionamentos; transportadoras, postos de combustíveis, lojas de material de construção e outros espaços de cadeia de abastecimento e logística. O funcionamento de restaurantes e lanchonetes só poderá ser feito para retirada no local, serviço de delivery e drive-thru. Aplicativos de transporte, de entrega e táxis podem funcionar normalmente, assim como o transporte público, que deverá ser disponibilizado à população de acordo com a demanda de pessoas nas ruas.