Em 17/01 foram retomadas as negociações da Campanha Salarial dos Trabalhadores em Telemarketing/Teleatendimento. Assim, o Sintratel (Sindicato dos/as Trabalhadores/as) e o Sintelmark (Sindicato Patronal) realizaram mais uma rodada das tratativas para o fechamento da Convenção Coletiva 2024.

O resultado foi positivo para a categoria, pois dentre os avanços que merecem destaques estão: a extensão do período de duração auxilio-creche, o aumento percentual dos ganhos para portadores de necessidades especiais, na questão do aumento salarial, temos a reposição da inflação, mas o sindicato não abre mão de sua proposta do aumento real nos salários para todos/as da categoria, o que o patronal ficou de rever numa nova proposta.

Além desses pontos, também podemos destacar outros avanços nas clausulas sociais da C.C.T. (Convenção Coletiva dos Trabalhadores), como a garantia do cumprimento da NR-17 para os que realizam o atendimento por canais escritos (chats etc.) e o combate a robotização nos atendimentos, o que possibilitaria a geração de mais vagas de empregos em nosso setor, um dos 17 beneficiados pela desoneração da folha de pagamento e que aguarda contrapartidas que beneficiem também os/as trabalhadores/as (nada mais justo!!!).

Vale ressaltar que, um aumento acima da inflação, traz ganhos reais na vida dos/as trabalhadores/as, além de valorizar a categoria e possibilitar o aumento do seu poder de compra.

Assim, devemos aguardar o fechamento das negociações, mas o reajuste dos salários, assim como do piso salarial, dos benefícios econômicos (refeição/alimentação, auxilio-creche, PLR, dentre outros), além da ampliação das cláusulas sociais contidas em nossa Convenção Coletiva sofrerão avanços, apenas aguardamos a devolutiva patronal para sua concretização.

Vale lembrar também que a Pauta de Reivindicações foi uma construção de propostas que foram desde a participação dos trabalhadores e trabalhadoras nas assembleias, através de propostas por redes sociais e pelo conjunto da direção do Sintratel.