Com o mote "Sem Democracia na Comunicação não existe Democracia", o 5° Encontro Nacional pelo direito à Comunicação, realizado em Fortaleza - CE, reúne diversos comunicadores para debater o direito a Democratização da Comunicação, a Regulação das plataformas e a luta dos trabalhadores em tempos de IA.

Os diretores do Sintratel, Marcísio Moura e Alex Boccia, estão representando a categoria no 5º ENDC, que acontece entre os dias 8 e 10 de setembro.

O evento reúne mais de 300 participantes de todo o país, previamente inscritos, e se consolidou como um dos principais espaços de debate sobre comunicação, democracia e soberania no Brasil.

A programação do encontro está organizada em três grandes painéis temáticos: “A luta pela democratização da comunicação: qual o projeto para o Brasil?”, que discute a necessidade de uma mídia plural e representativa; “Enfrentando as grandes plataformas: regulação e soberania”, que aborda o papel das Big Techs e a urgência de políticas públicas de regulação; e “A luta das trabalhadoras e dos trabalhadores em tempos de IA”, fundamental para refletir sobre os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho e nos direitos da classe trabalhadora.

Entre os convidados, estão nomes de peso como o jornalista Leandro Demori, a coordenadora do CGI.br, Renata Mielli, o deputado federal Orlando Silva e o professor Sérgio Amadeu. O encerramento será marcado pela 26ª Plenária Nacional do FNDC, que elegerá a nova Coordenação Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal para o biênio 2025-2027.

IMG 20250909 WA0143

Imagem do WhatsApp de 2025 09 09 às 10.25.13 57405a41