Notícias

Campanha de vacinação já começou no Distrito Federal e chega nesta semana em Goiás

São Paulo – O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início do ano, informa a Agência Brasil com dados do Ministério da Saúde. Até agora, foram registrados 75 óbitos pela doença. Outras 340 mortes estão sendo investigadas. A campanha de vacinação contra a dengue começou na última sexta-feira (9), no Distrito Federal.

De acordo com o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, citado pela agência, o coeficiente de incidência da dengue no país é 252,3 casos para cada 100 mil habitantes. Entre os casos prováveis, 54,9% são em mulheres e 45,1%, em homens. A faixa dos 30 aos 39 anos concentra o maior número de casos. Em seguida, vêm os grupos de 40 a 49 e de 50 a 59 anos.

Entre as unidades da federação, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (171.769). Na sequência, aparecem São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403) e Paraná (55.532). Com o coeficiente de incidência como critério, o ranking mostra à frente Distrito Federal, Minas, Acre e Paraná.

Vacinação vai começar em Goiás

No primeiro dia de campanha no DF, foram aplicadas 3.633 doses em crianças e adolescentes entre 10 e 11 anos. Nesse sentido, a vacinação em Goiás, que já recebeu as doses do Ministério da Saúde, deve começar na próxima quinta-feira (15), em 51 municípios.

Além disso, o Rio de Janeiro registrou 39.311 casos prováveis e três óbitos, de janeiro até ontem (12), segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Até o último dia 5, eram 25.136. Assim, em apenas uma semana houve crescimento de 56%.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, já pediu ajuda da população para combater focos caseiros. Segundo ela, 75% dos focos estão em residências.

Confira algumas medidas de precaução:

Colocar areia nos vasos de planta

Amarrar bem os sacos de lixo

Manter a caixa d´água bem fechada

Limpar as calhas

Deixar pneus em locais cobertos

Esvaziar garrafas, potes e vasos

Com informações da Agência Brasil