Notícias

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou, nesta quarta-feira (06/03), em seu site, o infográfico "MULHERES: Inserção no mercado de trabalho" com base nos dados do 4º trimestre de 2023 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE. Os números revelaram que o Brasil tinha 90,6 milhões de mulheres com 14 anos ou mais, sendo que 47,8 milhões estavam ativas na força de trabalho.

A análise da inserção das mulheres no mercado de trabalho é crucial para entender a realidade laboral do país e as desigualdades de gênero existentes. Esses dados são fundamentais para que sindicatos e trabalhadores possam desenvolver estratégias e políticas que promovam a equidade e a justiça no ambiente de trabalho.

É essencial que essas informações sejam amplamente divulgadas e discutidas para que a sociedade como um todo possa estar ciente dos desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. A luta trabalhista deve incluir a busca por condições dignas, salários justos e oportunidades igualitárias para todas as trabalhadoras, contribuindo assim para um ambiente laboral mais inclusivo.