Aconteceu

A posse dos membros do Conselho Gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, para mandato de dois anos, foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo no dia 21 de agosto.  A eleição foi realizada em junho deste ano em toda a cidade.

Os Centros de Referência são cinco na cidade de São Paulo. Vinculados ao SUS e à Secretaria Municipal de Saúde, eles são direcionados a atender os trabalhadores acidentados no trabalho e acometidos de doenças profissionais.

Os Centros estão estruturados com profissionais da área médica para diagnosticar os problemas de saúde dos trabalhadores e estabelecer o nexo causal, que é a relação entre a doença e o trabalho, que as empresas fazem de tudo para esconder e, assim, negar os direitos dos trabalhadores que são maiores quando este nexo é estabelecido.

Os Centros de Referência podem emitir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), documento fundamental para garantir o direito do trabalhador acidentado no trabalho e acometido de doença profissional de ter estabilidade no emprego, atendimento específico no SUS e o complemento salarial adequado no INSS. A CAT também é costumeiramente negada ao trabalhador pelos patrões e seus departamentos médicos.

A participação no Conselho Gestor é prioritária para o Sintratel. Já há anos o Sindicato está inserido na gestão dos Centros, empenhado na melhoria e na ampliação do atendimento ao trabalhador. Nesta nova gestão há dois membros do Sintratel no Conselho gestor:  o Diretor Alex Boccia, no Conselho Gestor da Zona Leste, e a assessora Thainnã Goes, no Conselho Gestor da Sé.

O Conselho Gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Saúde do Trabalhador foi instituído pela Lei 13.325/02, do então Vereador e atual Deputado Estadual Carlos Neder.

O Conselho Gestor é formado por representantes dos usuários, dos trabalhadores da saúde municipal e dos Sindicatos de trabalhadores.

Compete ao Conselho decidir sobre questões relacionadas ao planejamento, avaliação, fiscalização e controle da execução das políticas públicas e das ações de saúde pelo CRST. Assim, o Conselho cumpre o importante papel de fiscalizar e cobrar o poder público de forma permanente quanto ao adequado funcionamento dos centros, tendo em vista a melhoria constante dos espaços físicos de atendimento e do corpo de profissionais especializado em medicina do trabalho e suas ramificações.

CLIQUE AQUI PARA VER VÍDEO DA POSSE.

PosseConGestor-21-8-15-Site-1-1

PosseConGestor-21-8-15-Site-2