O Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel) participou da 17ª Plenária Estatutária da CUT São Paulo, realizada nesta sexta-feira 18 e 19 de julho. Representaram o Sintratel o presidente Marco Aurélio Oliveira e o dirigente Marcisio Moura, da Secretaria Geral e de Comunicação e Imprensa.

O encontro reuniu lideranças de sindicatos cutistas de todo o estado, além de parlamentares comprometidos com a pauta dos trabalhadores e figuras centrais do governo federal, como o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino. A pluralidade de vozes deu o tom do evento, que destacou temas como a reindustrialização do país, a valorização dos serviços públicos, a defesa da democracia e a urgente necessidade de fortalecimento das entidades sindicais diante das ameaças de precarização do trabalho.

Durante os debates, o presidente do Sintratel, Marco Aurélio Oliveira, destacou que a participação da entidade reafirma seu compromisso com o movimento sindical e com a construção de uma agenda coletiva que garanta condições dignas de trabalho, salários justos e respeito aos direitos historicamente conquistados. Para ele, “a presença do Sintratel na plenária é um posicionamento político claro: estamos juntos na construção de um projeto de país que tenha o trabalho no centro da economia. Precisamos resistir à precarização, enfrentar os ataques à organização sindical e construir uma nova cultura de valorização dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Marcisio Moura reforçou a importância da comunicação sindical como ferramenta estratégica para o engajamento da base. “A disputa de narrativa é diária. Precisamos falar a linguagem da nossa categoria, conectar o sindicato aos seus representados e mostrar que somos essenciais na defesa dos direitos e na construção de um futuro mais justo”, afirmou.

A 17ª Plenária da CUT São Paulo representou mais do que um espaço de reflexão: foi também um chamado à ação. Em um cenário de transformações tecnológicas, ameaças à democracia e avanço da exploração, a unidade e o fortalecimento da central sindical e de seus sindicatos filiados são caminhos essenciais para garantir conquistas e avançar. O Sintratel segue lado a lado com a CUT, na defesa intransigente dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

 

IMG 20250720 WA0036